terça-feira, 28 de setembro de 2010

TOMB RAIDER UNDERWORLD - Análise



Finalmente consegui jogar o Tomb Raider Underworld do XBOX 360!

Como o jogo não foi o que eu esperava, resolvi fazer uma pequena análise do jogo destacando alguns pontos relevantes (na minha opinião, claro)


GRÁFICOS


Todo mundo falou muito bem do gráfico desse jogo mas sinceramente não gostei muito.
Joguei também a versão de PS2 e os gráficos além de extremante embaçados e pouco detalhados, as partes escuras eram tão foscas que você não entendia quase nada do que se passava. Aí pra minha surpresa esse problema também tinha na versão do Xbox.

De longe é até bonito, mas de perto tem muita coisa na tela confundindo a visão


Outro ponto fraco é que o cenário tem muitca coisa na tela, muitas plantas, árvores... Isso até seria um ponto forte mas o visual fica embolado, você não tem muita noção das coisas... Ou seja, o visual fica "poluído". Dentro d'água também fica muito embaçado (aí eu não sei se foi de propósito)

Gráficos escuros e embaçados no jogo, principalmente dentro d'água



JOGABILIDADE

Aqui literalmente você vai do céu ao inferno

Falar dos pontos bons >>

Corrida - Muito foda!! você pode correr de uma forma muito legal e dependendo da situação ela até desvia ou se abaixa pra continuar correndo! Tirando que ela cansa (aí diminui sua velocidade, o que eu axei muito legal) e fica suada quando corre muito.

Novo Equilíbrio - Também muito bom e útil! Você pode se equlibrar em cima de plataformas e bastões, o que aumenta muito as possibilidades de um salto preciso.

Subir em qualquer tipo de plataforma ajuda muito em alguns casos


Atirar em mais de um inimigo ao mesmo tempo - Outro ponto forte da jogabilidade! Às vezes vem um monte de aranhas ou inimigos de todas as direções e a Lara simplesmente manda bala e cada um usando suas pistolas.


Agora os pontos ruins (péssimos melhor dizendo) >>

"Grudar" nas paredes - Se você pular na parede a Lara meio que "gruda" na parede e se joga na direção oposta; se tiver outra parede ela vai se jogando de um lado pra outro e vai subindo... Blz, isso é show de bola, o problema é que você vê uma parede e vai na pressar pular pra se agarrar em alguma coisa e a Lara gruda do nada e se joga pro outro lado. 90% das vezes você se mata pulando em um abismo por causa disso.

Movimentos de combate - Fuderam com a agilidade dela de pular e rolar com a mira travada. Agora ou você atira ou rola (e a rolagem ta muito escrota, ruim e lenta). O comando Addrenaline Dodge (tipo uma câmera lenta pra você mirar melhor) tá tão escroto e mal funcional que eu nem usava.

Antes era super divertudo enfrentar qualquer animal, mas agora...


Chutes - No Tomb Raider Legend ela também dava chutes mas você tinha que chegar perto de determinado objeto pra chuta-lo. Agora ela chuta de qualquer jeito apenas apertando um botão. O problema é que esse botão é o mesmo de pegar itens, ou seja, você ta andando e tem um item na beira de um penhasco, se você apertar o botão ela vai dar uma voadora e se matar (então toda vez você tem que parar totalmente e só depois apertar o botão... Um saco!)

Câmera - Pra você jogar bem você tem que ter uma boa visão de onde você quer ir e infelizmente a câmera é horrível. Além de não se ajustar em certas partes, mesmo no manual é uma luta pra você tentar ver onde você vai pular (Tens fé? Então pula sem ver!!! **Literalmente**...)


Efeitos na Lara


Uma coisa muito legal nos Tomb Legend e Anniversary era que a Lara se sujava e molhava (acreditem, até nos jogos da nova geração isso é uma coisa extremamente dificil de se ver). Era massa ver a Lara se sujando aos poucos, tanto a pele quanto a roupa. Mais legal ainda era quando você caía na água e ela ia se secando aos poucos... Um espetáculo de efeito (isso no motor gráfico do PlayStation 2).

Nem preciso dizer que no UnderWorld eles estragaram a festa. A Lara do nada se suja de um jeito muito estranho, em lugares até mesmo secos ela fica do nada estranhamente salpicada de lama e de um modo muito homogênio e não se sujando aos poucos e em partes especificas.

Quando você se molha além de não limpar mais toda a sujeira, ela se seca de uma forma tão estranha que dá pra notar apenas uma mudança sutil na cor de sua roupa (que parece ser feita de plástico e não de pano). Lamentável........

Reparem como ela fica suja apenas com alguns movimentos mesmo em lugares secos




DEMAIS CARACTERÍSTICAS

Bugs - Gosta de Bugs? Se gostar esse é o jogo! Nunca vi tantos em um jogo só. Os Bugs vão desde ela ficar agarrada aos cenários, parar de andar, atravessar paredes, perder a ação, parar de nadar do nada, até uns que você passa do limite do cenário e travar o videogame (aconteceu comigo, tive que desligar o Xbox no dedo). É incrível como não corrigiram esses Bugs grotescos antes de lançar o jogo.


Chefes - Bem, os chefes nesse jogo são meio................. Ah? Chefes??? Que chefes?? Nesse jogo esqueceram esse minúsculo detalhe que é a presença de chefões (nem um último chefe tem pra você enfrentar...)

Todo mundo achava que o Kraken ia ser um dos grandes chefes do jogo... FFFUUUU


Essa aqui não é a Lara e sim seu Doppelganger (depois explico o que é isso). Todos achavam que o maior fight do jogo seria entre a Lara e ela... FFFUUU



Relíquias e Artefatos - Nos Tombs Legend e Anniversary as relíquias realmente eram tratadas como tal: Sempre em lugares super escondidos e eram poucas pelo jogo. Era massa coletar todas: Habilitava extras, roupas, armas... Além de ficar em exposição na mansão dela.

Em Tomb Underworld a história é diferente: Não tem relíquias, apenas artefatos (os mesmo em qualquer fase) e são muitos, muitos mesmo. Numa mesma fase tem em média de 100 a 150 deles. Estão simplemente no meio do caminho, ou no chão ou em vasos (a Lara quebra um monte de vasos pra tal fim, sendo que uma arqueóloga nunca iria quebrar vasos antigos daquele jeito).

Relíquias tinham um enorme destaque nos outros jogos...


Supondo que você tenha muito saco e resolva pegar todas em todas as fases, ao pegar tudo você ganhaaaaaaaaaaaaaaaaaaa........ Nada!!!! VTNC


Extras - Que extras?? Não tem nada que você habilite, nem armas, nem roupas... Nada! As roupas novas você tem que entrar no Xboxlive e baixar (de grátis!) e pronto. Tem uns modos de jogo também na Live mas tem que pagar. Resumindo, zerou, acabou! Mais nada!

A Lara em si - O modelo em si da Lara está legal, só nao gostei do naipe das roupas (ficaram muito apertadas no corpo dela, mesmo as mais folgadas, além de parecerem de plástico) e a cara dela ficou muito estranha, feia e velha, com algumas rugas e os olhos ficam prensados quando ela fica exposta a luz do sol.
A movimentação do cabelo está muito ruim e com muitos bugs, que vão desde ao cabelo travar alguns poligonos em qualquer parte flexível ou mesmo ficar desconfigurada, como se fosse um palito quebrado em vários pontos.

Reparem a diferença entre o modelo da Lara do Anniversary e do UnderWorld
Nem preciso dizer qual ta melhor né


Aqui é a comparação entre os modelos do Legend e UnderWorld




Segue algumas comparações entre as versões da Lara em vários jogos da série




RESUMÃO


Prós >> Corrida, novos movimentos e mira múltipla, bons gráficos em algumas fases.

Contras >> Movimento de "grudar", Botão de chute com voadora, Bugs, fuderam com o sistema de combate, câmera horrível, gráficos muito confusos, relíqueas sem importãncia, falta de extras, falta de chefes, final mal explicado, puzzles pouco intuitivos ou sem lógica, Lara com o rosto muito estranho, efeitos de luz e sombra horríveis, nada pra cativar o jogador a rejogar


MINHA OPINIÃO

O jogo tinha tudo pra ser muito foda mas infelizmente ficou à anos luz de distância do Anniversary ou Legend. Sei que quiseram inovar com alguns movimentos novos e tal, mas esqueceram a essência do jogo >> Lara é uma arqueóloga aventureira, ela preza muito relíqueas e artefatos e não sai quebrando eles. A falta de chefes também foi sem noção. Tentaram fazer uns gráficos cheios de coisas mas acabou que deu um efeito contrário.

Se colocassem vários extras, relíqueas, chefes, movimento de grudar apenas em lugares que você realmente ia usar, mudassem o botão de chute, deixassem o Addrenaline Dodge mais legal e remodelassem face da Lara, ia ser sem dúvidas um jogaço

NOTA >> 6,2

1 comentários:

Anônimo disse...

Cara, pensei q fosse só eu q tinha me decepcionado com o jogo... concordo totalmente com você, e acho que entre todos os defeitos os piores são a falta de chefes e o addrenaline dodge, que eles estragaram nessa versão, vc zera o jogo e nem ao menos tem uma luta decente...

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