Assim como a maioria dos filmes/novelas/desenhos/seriados,
os games também são cheios de clichês que se repetem em vários e vários jogos,
mesmo sendo de estilos e empresas diferentes.
Alguns são tão comuns que podem ser considerados como
“padrão” para alguns jogos.
Vou citar os mais relevantes e conhecidos:
MORTES E GENTE QUE NÃO MORRE
Vc tá enfrentando um chefão, do nada vc o explode, ou ele
cai de um penhasco ou simplesmente algo cai em cima dele e explode... Vc pensa
que ele morreu e volta feliz por ter zerado, mas o infeliz volta do nada
pegando fogo e normalmente numa versão mais forte!
Às vezes isso acontece com o principal: O mesmo explode
junto com o chefe ou o agarra e se joga de algum lugar pra ambos morrerem
juntos! Todos pensam que ele morreu até então. É comum ele surgir do nada ou
dar o zeramento todo e no finalzinho mostrar algo bem de leve mostrando que ele
ainda está vivo.
Já os personagens secundários costumam morrer do nada:
Alguém da equipe salva os personagens de carro, aí eles fogem, do nada um
monstro ataca o carro, ele capota, ele morre e os personagens principais
vivem..............
A ÚLTIMA FASE NORMALMENTE É EM UM VULCÃO OU E UM LUGAR COM FOGO E RAIOS
A Capcom ADORA fazer última fase assim, com magma, lugar com
tempo fechado e raios. Talvez seja pra mostrar um lugar de difícil acesso e
qualquer erro pode ser fatal.
PASSADO MISTERIOSO
Normalmente o principal tem um passado misterioso, envolvido em alguma trama/treta até mesmo com o vilão principal e aos poucos esses mistérios vêm à tona.
TONÉIS VERMELHOS EXPLODEM
Se os inimigos estiverem perto de tonéis vermelhos, é só atirar nos mesmos que eles explodirão e causarão um bom dano nos inimigos.
UM HELICÓPTERO SEMPRE APARECE DEPOIS QUE VC MATA O ÚLTIMO CHEFE
Mais um que a Capcom adora: Como normalmente vc luta com o
último chefe num vulcão em um lugar inóspito, sempre tem um helicóptero que
aparece do nada depois que vc matou o chefe ou em seus últimos minutos de vida!
Ele sempre tem um lança míssil ou algo assim pra vc finalizar o infeliz!
INIMIGOS CHATOS
Também conhecidos como “filhos da puta”, são aqueles
inimigos difíceis de matar, que qndo aparecem vc já diz “carai, esse cara chato
de novo??!!”, normalmente são mais rápido que os normais, aguentam mais dano ou
fazem algo que prejudique mto seu personagem.
Tem também os “últimos chefões” que já aparecem no início do
game e ficam atrás de vc o tempo todo te infernizando e vc só consegue dar fim
no infeliz na última fase.
EM RPG, AS PRIMEIRAS HORAS SEMPRE SÃO AS MAIS DIFÍCEIS
Vc começa o joguinho em level 1, tem uma espadinha enferrujada ou de pau, não tem quase nenhum item de cura, nenhum que ressuscite alguém que morreu, poucas magias, pouco life... Por mais que os inimigos também não sejam fortes, é meio comum vc morrer por causa de um vacilo sequer.
Já depois vc tem armas boas, mais magias e mais fortes, maior
level, mais movimentos, mais itens, auto cura, mais personagens, ou seja, vc
tem MTO mais recurso pra se manter vivo, o que faz com que mesmo lutando com um
inimigo forte, vc tenha condições de permanecer vivo por mais tempo ou
simplesmente se recuperar antes de morrer.
MOVIMENTOS MAIS LENTOS SÃO MAIS FORTES
Bem comum em jogos de ação ou Hack’n Slash. Se vc pegar uma
arma “pesada”, o personagem demora MTO mais pra dar o golpe, mas o dano é bem
maior. É meio estranho isso: Às vezes o cara demora um tempão pra levantar um
machado ou marreta pesada, mas blz, tinha que descer com tudo e dar um golpe
poderoso, mas normalmente o movimento é todo lento, o que da a impressão que o
golpe foi mais fraco que o normal. Quando um personagem dá um golpe de lado ele
sai lento e mais forte tbm...
PERSONAGENS NÃO PULAM CERCAS
Coisa super normal em RPG’s... Vc precisa entrar num determinado
local mas o mesmo é barrado por uma cerquinha que qualquer criança pula! Enquanto
vc não encontrar a chave do portão ou alguém lhe permitir o acesso, vc
simplesmente não entra nessa área.... Se tiver uma poçinha d’agua ele também
não passa.
ANIMAIS/ESQUELETOS/MONSTROS/INIMIGOS EM GERAL SEMPRE CARREGAM DINHEIRO
Vc tá andando numa floresta, pântano, caverna e tal e do
nada aparece um monstro das trevas que veio direto do inferno pra vc lutar.
Depois que vc mata o infeliz, é só conferir o corpo dele que vc achará dinheiro
ou algumas moedas de ouro, jóias e coisas desse naipe
OS INIMIGOS NUNCA MATAM OS PRINCIPAIS CASO OS CAPTUREM
Esse é um clichê que pegaram dos filmes norte americanos. Os
principais matam trocentos caras e tal, mas uma hora uma bomba explode ou algo
assim (eles não morrem, apenas ficam atordoados, quase desmaiando) e os inimigos os
capturam. Ao invés de meterem bala neles e acabar por aí, eles os levam como reféns e
tal, depois eles mesmo algemados/amarrados e cercados por caras com metralhadoras,
dão um espanco em todo mundo e conseguem fugir (ou aparece alguém do nada em cima
da hora e os salvam).
APELO SEXUAL
O que ia vender mais, colocar uma menina feiosa e cheia de
roupa ou uma mulher gostosona e semi nua lutando contra monstros e zumbis???
Eu mesmo gosto mto de jogar com personagens femininas por serem bonitinhas e tal, mas a grande maioria dos jogos abusam e apelam nesse quesito, colocando mulheres cavalonas e com pouca roupa! Isso não é um ponto ruim, já que vc se sente atraído a jogar um game que nem é tão bom por causa da mulher, e às vezes junta as duas coisas (o jogo ser bom e a mulher ser gostosa, como é o caso da saga Onechanbara).
MULHERES TONTAS
Algumas mulheres nos jogos têm fama se serem extraordinárias
em vários quesitos como inteligência, habilidade, destreza, determinação, força
e carisma (como é o caso da Lara Croft, Ada Wong, Aya, Ivy), mas na grande
maioria dos jogos, as mulheres causam mta dor de cabeça fazendo atos idiotas, se
metendo em perigo e não fazendo o que os mocinhos pedem, resultando que acabam
sendo sequestradas, presas , ameaçadas e vc tem que se virar pra salvá-las...
PERSONAGENS COM PODERES OCULTOS
Nunca gostei disso em jogos/animes/filmes/séries... O
personagem principal é o último descendente do clã do dragão que possui o sangue
real que tem um poder oculto, sendo o único no mundo que poder parar tal ameaça
pois ele pode invocar tais forças que habitam em seu espírito e tbm é o único
que pode empunhar a espada celestial... Aff
É mais legal quando o personagem é um bosta e tem que se
esforçar bastante pra ter qualquer tipo de habilidade (como é o caso do Cloud
de FF7 que sonhava em ser um SOLDIER de primeira classe mas mal mal conseguiu
ser um de terceira...).
CENÁRIOS/LEVELS QUE SÃO PADRÕES
Mais comuns em RPG’s, jogos de ação e Hack’n Slash.
É normal ter uma fase na cidade, uma numa floresta, outra
numa caverna, outra no gelo, numa fábrica, numa montanha...
A VILA/CIDADE NATAL DO PERSONAGEM PRINCIPAL É DESTRUÍDA
Bem comum na maioria dos RPG’s
O personagem principal mora numa vila pacata e tal, por
algum motivo ele sai e qndo volta, ela está destruída ou pegando fogo. Um dos
seus amigos permanece vivo pra dizer mais ou menos o que aconteceu e morre sem
seus braços. Com as poucas pistas que ele te deu, vc sai pelo mundo afora em
busca de vingança (“justiça” para os jogos mais antigos).
AMINÉSIA TEMPORÁRIA
Seu personagem está meio desnorteado e não sabe nem quem ele é
direito, mas mesmo assim mtos inimigos o atacam. Vc do nada percebe que tem
algumas habilidades e vai se lembrando aos poucos. Sua meta é recuperar sua
memória e depois de consegui-la de volta, ir atrás do chefão que causou esse
trauma em vc!
QUANTO MAIS “DOURADO” MAIS FORTE É!
Não sei de onde esse clichê apareceu, talvez inspirado em Cavaleiros
do Zodíaco, mas é certo que se vc pegar uma espada/armadura/machado e ele for
dourado, vai ser o mais forte!
O certo seria ser “prateado” (da cor do aço) pra ser forte e
não feito de ouro (ouro é MTO pesado e frágil, uma espada de ouro entortaria se
vc tentasse cortar alguém que está vestindo uma armadura qualquer...).
ELEMENTOS “CONTRÁRIOS” CAUSAM MAIS DANO
Se vc tem um ataque de fogo e ataca alguém de gelo, vai
causar mais dano nele!
Eu sempre achei isso MTO ilógico!
Pensa bem, se vc é feito de gelo e alguém te ataca com fogo, seu gelo iria neutralizar a grande maioria do dano que um personagem normal receberia, mas é o contrário, vc recebe mais dano que alguém sem qualquer tipo de proteção!
É como se vc tivesse pegando fogo e se jogasse na água e por
causa disso vc queimasse mais ainda........
TODO GRUPO TEM UM ESTEREÓTIPO MAIS OU MENOS PADRÃO
Tbm bem comum em RPG’s e jogos de espada do estilo medieval.
Vc não sai lutando contra Deus e o mundo sozinho, vc chama
uma “grupo” de amigos pra te acompanhar na sua jornada.
Qndo vc não pode escolher raça/profissão, normalmente seu
grupo é assim:
O principal é um cavaleiro/espadachim ou similar (normalmente tem uma
espada), altura mediana, magro, cabelo meio liso e normalmente é o mais
balanceado nos demais quesitos.
Depois sempre tem um grande e fortão fisicamente que é meio
lento e burro
Um mais habilidoso e inteligente (e meio arrogante)
Um que usa armas de fogo/ataques mágicos/ataques à distância
Um mais fraco, mas que cura e tem alguma habilidade que se
destaca
Uma mina gostosa e bonitinha, que parece uma princesinha e é
apaixonada pelo principal.
Algum outro que se difere dos demais (como um anão, um velho
sábio ou alguém que tem informações obscuras pra conduzir o grupo)
COMIDA OU “PARAR” CURA FERIMENTOS
Mais comuns nos clássicos de SNES ou em jogos de tiro da
atualidade
Vc tá andando na rua sozinho e lutando com todo mundo que
aparece (e com isso vc ganha mtos danos e ferimentos). Do nada vc acha um tonel
de ferro e da um soco nele, ele se destrói e dentro dele tinha um frango assado
ou um pernil suculento. Vc o come e seu life enche consideravelmente!
Na maioria dos jogos de tiro, principalmente em primeira pessoa, vc toma trocentos tiros, aí vc se esconde por uns 10 segundos e seu life e ferimentos são recuperados como que por mágica!
INVADIR CASAS PRA ROUBÁ-LAS É NORMAL
Não vejo lógica nenhuma nisso: Vc do nada entra na casa de
uma pessoa estranha, quebra todos os vasos, abre todos os baús/armários, pega
todo dinheiro, jóias, itens e a pessoa da casa nem fala nada com vc, às vezes
até te agradece (sem contar que normalmente te deixam dormir e tbm te dão
comida)... Pouquíssimos jogos te punem qndo vc literalmente rouba uma casa
(como é o caso de Kingdoms of Amalur).
O CERTO É IR PRA DIREITA
A maioria esmagadora dos jogos de fase em 2D vc deve avançar
pra direita e voltar pra esquerda!
Isso ficou tão tachado que se alguém criasse um jogo onde vc
avança indo pra esquerda, ia deixar praticamente todos os jogadores confusos.
FINAL FELIZ
Principalmente em jogos da era 16 BITS esse conceito ficou marcado: Vc passa o cagaço pra salvar a princesa/mulher amada, é claro que no final vc fica com ela ou aparecem os dois felizes (mesmo que separados).
Os poucos jogos que se aventuraram a criar um final mais
profundo e “não feliz” ficaram marcados na historia dos jogos (como é o caso do
Shadow of the Colossus).
TODO VENDEDOR DE CIDADES/VILAS/CASTELOS É FILHO DA PUTA
Pelo menos na grande maioria devastadora e esmagadora dos
RPG’s!
Vc encontra um e ele quer te vender uma espada por um preço
absurdo, então vc tenta vender uma espada que vc comprou anteriormente (que
custou quase 100 mil) e ele te paga apenas uns 2 mil por ela...
Depois que vc se esfola, junta grana e compra a bendita
espada, é comum logo em seguida vc achar a mesma espada (ou mais forte) em um
baú ou com alguém a beira do caminho vendendo 10x mais barato........
“SEQUENCIAS” ABSURDAS
É normal alguns jogos, qndo fazem mto sucesso, lançarem sequencias não diretas à série principal (os Spin Off), que podem ser pra contar histórias paralelas à trama principal (às vezes até mesmo com outros personagens) ou mesmo contar uma história nova usando o mesmo universo do jogo principal.
O problema é que algumas empresas tentam usar os personagens nos jogos mais absurdos (como jogos de corrida, dança, esportes...)
NÃO estou dizendo que isso é ruim (eu mesmo curto mto alguns
jogos desse naipe), só é meio estranho (pq normalmente um jogo desse não faria sucesso
se não tivesse aqueles personagens)...
Bom, esses são os mais clássicos que eu lembrei, mas claro que tem mto mais!!