sábado, 7 de abril de 2012

TUTORIAL - Filmes em 720p e 1080p "GRANULADOS"



Quem me conhece pessoalmente sabe que eu sou MTO chato com relação à qualidade audio/visual de algumas coisas, como filmes, séries e jogos.

Infelizmente pra mim não existe o termo "mais ou menos": Se não me agradar em todos os aspéctos eu simplesmente não assisto/jogo/acompanho.

Atualmente eu não consigo mais assistir filmes que não estejam pelo menos em 720P de resolução.

Não vou entrar muito em detalhes mas numa rápida explicação, 720p é um filme em HD e 1080p é em FULLHD (às vezes tem variações nesses tamamhos mas estão todos dentro desse intervalo).

O que eu faço mto: Baixo o filme (geralmente em 1080p em formato de video .MKV), gravo no meu HD externo e assisto na minha tv.

Até aí tá blz, os filmes ficam excelentes! Só que algumas vezes eu baixei determinados filmes que estavam MUITO granulados, pareciam que tinha sido gravados em video K7 com uma antena super ruim.

Na esquerda é como teoricamente o filme deveria ficar, mas ele fica como na direita, granulado.


Um bom exemplo disso é o Harry Potter 7 parte 01: Ele é mto granulado, até irrita... Mas estranhamente em algumas partes não são...

Baixei recentemente todos os Star Wars em FullHd. O episódio 3 tem cenas mto granuladas tbm. o que eu fiz>>

Tinha uma versão de 6GB em 720P e tava granulado. Baixei uma FullHd de 12GB e tava exatamente com a mesma granulação, baixei outro de 19GB e também estava com as mesmas granulações. Baixei um de 40GB no torrent e a granulação era idêntica a do primeiro filme de 6Gb!!

Fui numa loja no centro e pedi um cara pra passar esse filme direto de um BluRay numa tv de LED e pra minha surpresa, a granulação estava lá tbm!!!

Resumindo, não era culpa da qualidade do RIP do filme nem nada disso, O FILME ORIGINAL É ASSIM!!

Dando Zoon nessa imagem vc percebe a granulação (e é isso que ocorre qndo um filme está em 1080P: Um zoom na imagem! Aumenta tudo, inclusive esses "grãos").


Pesquisei na net e vi que o nome disso é "efeito GRAIN".

Resumindo, o filme original quando foi filmado tinha esses "grãos" na película, mas vc não percebia pq sua tv era pequena demais.

Então, quando vc baixar um filme em FullHd e ele estiver granulado, não tente baixar outro pois provavelmente isso é coisa do filme original.

Aqui tem uma explicação SUPER DETALHADA desse efeito (vale a pena ler e ver) >> http://bjc.uol.com.br/2010/09/12/bjc-pergunta-voce-gosta-de-granulacao/


Yano, pra que vc tá comentando sobre isso?? achei que vc ia ensinar a tirar esse efeito ou algum método de como amenizar!

R: Sim, eu vou ensinar uma forma de amenizar isso, mas por enquanto eu queria apenas mostrar o problema em si. Depois que todos estiverem cientes, eu mostro como se faz.

domingo, 1 de abril de 2012

Fish Hadouken!!!

Megaman-projectile.gif