segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

SHADOW HEARTS 2 COVENANT (PS2) - Análise



Finalmente chegou a hora de fazer a análise desse incrível jogo de RPG pro PlayStation 2

***Fato curioso: SEMPRE qndo eu vou baixar um jogo, eu procuro saber mto sobre ele, ver análises, gameplays no youtube, analisar comentários e tal... Mas com esse eu não sei pq eu quis baixar apenas olhando essa imagem de cima, eu nem sabia que o jogo era de RPG, e olha que são 2 dvds. Ainda bem que eu tomei essa louca decisão de baixa-lo sem conhecer***

De cara posso afirmar que ele é de longe (mto longe mesmo) o melhor RPG de PS2, alias, de qualquer plataforma, perdendo apenas pra FINAL FANTASY 7 de PS1 (mas perde por pouca coisa).



Joguei recentemente então ta tudo bem fresquinho pra eu analisar.

Vamos aos pontos básicos


HISTÓRIA


Axei um resumo do resumo excelente no Wikipédia >>

Shadow Hearts: Covenant (chamado de Shadow Hearts II) é a continuação direta do Shadow Hearts a partir do final trágico. Este jogo apresenta 2 discos em DVD-ROM em vez do habitual 1, que prevê (segundo a editora) mais de 40 horas de jogo.

A cidade de Domremy obstinadamente se recusou a descer para o avanço alemão no início da Primeira Guerra Mundial, graças à ajuda de um "demônio", que parece estar a defendê-la. Karin Koenig tenente do exército alemão é enviado juntamente com uma pessoa que afirma ser um inquisitor do Vaticano, Nicolai Conrad, para adquirir um meio de exorcisar este demónio. No entanto, o "Demônio de Domremy" é , na realidade, o primeiro Harmonixer de Yuri em Shadow Hearts. Yuri, Karin, e Nicolai em breve se envolve numa trama com conspirações secretas, da família real russa, o ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, a força mística de Koudelka, e muito mais.

O jogo como um todo foi renovado a partir de Shadow Hearts, incluindo os gráficos, cutscenes, vozes, o modo como o "Judgment Ring" trabalha, e o elenco de personagens. Os jogadores críticos têm sentido agradado com Shadow Hearts: Covenant muito mais do que o primeiro título, e um consenso geral parece que o jogo é uma melhoria global sobre o primeiro Shadow Hearts.



No primeiro game, Yuri, Personagem principal, se apaixona por Alice mas ela morre no final do jogo e entao SH2 é uma continuação direta desse final ruim (tbm existe um final "bom" que Alice vive)


JOGABILIDADE

Esse é um ponto mmmmttttoooo foda nesse jogo. Qualquer ação que vc fizer no jogo (tanto nas batalhas, tanto em alguns menus ou até mesmo qndo for comprar itens) vc usará o Judgment Ring, uma espécie de anel com várias áreas pra vc acertar que varia mto na velocidade de rotação. Qnto mais preciso vc for, melhor será o resultado.



Por exemplo, vc vai usar uma item que cura 300 de HP. Se vc acertar na área amarela (bemmm maior) vc consiguirá usar o item e encherá os 300 de hp, mas se vc for bem preciso e acertar na área vermelha (bemmm menor) vc consiguirá 360 de HP (isso vale pra tudo, qnto mais preciso, maior o efeito tanto pra dano, magia, ataques ou itens)



Outra coisa é a posição nas batalhas. Cada magia/ataque tem um raio de alcance, sendo que se tiver inimigos juntos e no raio da magia, ela acertará esses que estiveram no raio. Isso é legal pq vc tem que fazer altas estratégias pra acertar o maior numero de inimigos de uma só vez.

Reparem nessa imagem que tem 4 inimigos na tela, porém só 3 estão no raio de alcance da magia.


Apenas uma magia acerta todos os inimigos que é a última magia da última fusão de Yuri , o Dark Seraphim (ou seja, não conte com ela pq vc só a terá mto no final do jogo)

Dark Seraphim, a última e mais forte fusão de Yuri


Cada personagem é único e com habilidades bastante específicas

Usando o básico de todos: Vc tem ataque, magia, fusão, itens, combo, defender ou fugir no seu menu

ATAQUE >> Vc dará um ataque físico com o número de hits que vc tiver no seu anel (pode ser até 5 hits que vc pode administrar como quiser)

Cada finalização tem uma forma diferente e de certa utilidade

Standard por exemplo finaliza com um golpe normal, já o Hard Hit empurra o inimigo pra trás (se ele estiver tentando fazer um combo isso é super útil pra tirá-lo da posição), High Angle joga o inimigo pra cima e o KnockDown "afunda" o inimigo contra o chão com um impacto bem forte.

O menu de ataque é o mesmo pra todos os personagens


Cada um desses quesitos deve ser utilizado dependendo da ocasião

MAGIAS >> Nem todos podem usar magias (Yuri não usa mas pode se fusionar)
Como eu já disse, cada uma tem um raio de alcance e um efeito diferente

DEFEND >> Vc vai pra postura de defesa e os ataques tiram menos dano em vc

COMBO >> Essa estratégia de combo é ótima. Por exemplo, um inimigo de 1000 HP e seus personagens tiram 400 HP de dano cada um, o que significa que vc não o derrotará só com 2 ataques.
Aí vc faz um combo: Um personagen fica do lado de outro que vc escolher. Qndo esse atacar (usando high angle por exemplo) ele jogará o inimigo pra cima e a tela congela, ai vc pode atacar com o outro; Como o inimigo está no ar, ele está sem defesa e seu golpe irá tirar quase o dobro de dano (o que permitiria matar aquele inimigo de 1000 de HP com apenas 2 personagens).

Vc pode fazer combos com todos os personagens se quiser; O brilho azul no chão indica qntas pessoas estão na posição de combo


As possibilidades de uso pra esse tipo de estratégia são mto vastas, tornando a jogabilidade uma das melhores que eu já vi num RPG

Além dos famosos HP (Hit Points *pontos de dano*) e MP (Magic Points), aqui tbm tem o SP (Sanidade Points). O SP é uma escala de nervosismo: Qndo acaba seus SP vc fica tão nervoso queue se descontrola e entra em modo Berserk podendo atacar tanto os inimigos qnto os aliados automaticamente (vc usa magias mesmo sem MP nesse modo)


GRÁFICOS

Excelentes!!! Os moldes dos personagens são extremamente bem feitos, as expressões faciais são igualmente boas e os movimentos são um show à parte




Segue uma cena (que na verdade é uma cena extra) que mostra Lucia fazendo a dança do ventre pra vcs analisarem como os movimentos foram bem capturados, mas prestem atenção mais nela do que nos outros 2 do fundo (obs: Na cena original, Lucia levita suas cartas de Tarot mas como essa cena é extra aparecem Joachim e Anastasia dançando junto. A cena é totalmente feita com o gráfico do PS2 **Não é uma cena CG**)

Cena que mostra Lucia dançando junto com Joaquim e Anastasia. Reparem nas expressões faciais tbm pois são mto boas


As cidades tem construções mto bem feitas com design da Europa nos anos entre 1900 até 1920 mais ou menos, num ar meio gótico.

Os efeitos de explosão, luz de magias ou poeira são os melhores que eu já vi num jogo de ps2, aliás, esses efeitos não devem nada até pros efeitos avançados do Xbox 360 só pra vcs terem uma noção da qualidade.

As cenas CG são poucas no jogo mas são enormes e extremamente bem feitas, não devendo nada pras cenas feitas pela Square, com uma movimentação ótima e uma qualidade de acabamento fora do comum.

Uma pena que esse jogo não tenha Progressive Scan e rode apenas a 480i (nativo do PS2 mas não fica mto bom numa tv grande qndo tem mto movimento na cena)




PERSONAGENS


YURI


Personagem principal de SH1 e SH2. Tem uma angústia profunda por sua amada Alice ter morrido no primeiro game. Ele é um cara tranquilo que gosta de tirar sarro de todo mundo. Não é do tipo fodão e pensa mto em seus amigos. Sua personalidade lembra um pouco a do Yusuke Urameshi do anime YU YU HAKUSHO.

Ele não do tipo de líder que vive tomando decisões absurdas e espera que todos concordem; ao invéz disso ele sempre consulta todo mundo antes de tomar passos importantes.

Yuri não pode usar magias mas tem VÁRIAS fusões, mtas mesmo, que vc deve evoluí-las no interior da alma de Yuri (depois eu explico como)

Seus ataques físicos usam os punhos equipados com algumas garras

Suas fusões mais fortes são Amon, Neo Amon e Datk Seraphim. O pai de Yuri tentou se fundir com Seraphimue no primeiro jogo mas acabou morrendo pois não suportou tanto poder, depois (ainda em SH1) Yuri tbm tentou se fundir com ele e só não morreu pq seus amigos o salvaram. Em SH2 Yuri consegue finalmente dominar a fusão que é mais poderosa do jogo.

As Cutscenes de Yuri são mto boas. Ele tirando sarro de um monte de gente ou morrendo de medo de apanhar de mulheres é realmente mto legal de se ver. Ele é um dos personagens mais legais que eu já vi num RPG

Yuri tirando sarro da cara de Rasputin











KARIN

Karin entrou nas forças armadas para tentar elevar o nome de sua familia (Koenig) que estava caindo no esquecimento.

Foi salva por Yuri logo no começo do jogo e passar a acompanha-lo em sua aventura

Sua arma é uma espada de um fio e sua habilidade particular é a Sword Arts, podendo lançar magias combinadas com a espada.

Karin é mto doce e meiga, vive se preocupando com os demais (especialmente com Yuri). Personagem mto bonita, ruiva, com peitões e bunda empinada

No meio do jogo uma viajante esquece uma "roupa de encontro" na casa de um velho (Roger) e ela a presenteia com a roupa (mas ele e Yuri levam um tapa na cara pois a roupa é extremanente curta e ousada)



Caso vc equipe a roupa nela, vc a verá assim nas lutas mas nas Cutscenes ela estará com suas roupas normais. Além disso vc pode colocar uma calcinha branca nela (já q essa roupa é tão pequena que vive mostrando a calcinha azul q ela usa). A calcinha branca aumenta MTO sua defesa mas a roupa em si não serve pra nada.

Karin é a personagem principal feminina, sendo extremamente importante pra trama do jogo.
















LUCIA

Cartomante que lê o futuro através de suas cartas. 90% do seus clientes são homens e vão mais a suas sessões por ela ser extremante bonita e gostosa do que pra ouvir sobre o futuro em si (mtos se decepcionam ao ouvi-lo)

Ela usa um leque com lâminas como arma

Lucia tem duas habilidades particulares:

Cartas de Tarot (só podem ser usadas uma vez por batalha). Várias cartas passam velozmente de costas pela tela e vc deve clicar pra escolher uma. Algumas cartas fazem os inimigos pularem alguns turnos, outras deixam vc com alguns bons status, outras aumentam HP,MP,Sp mas algumas casam danos sérios (tem uma que faz todos do seu grupo terem morte instantânea e dá Game Over...)

Outra Habilidade única dela é a possibilidade de combinar óleos aromáticos

Vc combina as fragâncias para causar determinados efeitos nos seus personagens por algum tempo. Isso é EXTREMAMENTE útil. Tem alguns aromas que sempre fazem vc dar um ataque critical (que tira o dobro de dano) ou até mesmo fazer com q todos os personagens ataquem 3x seguidas no mesmo turno.

Depois da metade do jogo, um coroa amigo da mãe de Lucia a pede em casamento e pra não deixar o cara sem graça ela diz que não pode pq engordou mto. O cara não liga e pede pra ela pensar no assunto. Antes de acabar a conversa, ele dá o vestido de casamento pra ela que tbm pode ser usado em batalhas (não serve pra nada a não ser mudar a roupa dela). Vc fica assim >>





Como a roupa de Karin, ela só fica assim nas batalhas e não nas Cutscenes

Lucia é a mais meiga de todos os personagens








ANASTASIA

É a princesa da Russia e não deve ter mais que 12 anos. No começo era meio mandona e tiradinha mas depois ficou mais humilde.

Ela é a mais animada da turma e gosta de enfrentar qualquer desafio (nem analisa a situação e já quer entrar de cabeça)

Vive espancando o pobre Joaquin por qualquer bobagem.

Sua arma é um "ovo com asas" (mó estranho)

Sua habilidade particucar é poder tirar fotos dos inimigos. Isso a torna bastante útil pois qndo vc tira uma foto aparece o HP e MP do inimigo (sem isso fica um monte de ??????)
Outra vantagem é que alguns inimigos ficam arquivados nas fotos e vc pode invocá-los a qualquer hora (é como se ela fosse uma Summoner)

Como ela usa uma roupa mto tosca, eu não gostava mto de jogar com ela mas a tia de Yuri dá a ela de presente um kimono bem legal que tbm pode ser equipado nas lutas mas não tem uma função.









JOACHIM


Esse cara é mto doido! Ele se axa um super herói (o "Grand Papilon") e é um lutador de luta livre. Vive fazendo poses mostrando os músculos e sempre fala algumas frases de efeito.

Estranhamente nas lutas ele do nada vira um morcego dourado (causa um dano altísssimo mas seu HP é baixo), um homem invisível (nenhum inimigo o acata diretamente) ou aparece com sua mascara de Grand Papilon deixando seus ataques bem mais fortes.

As armas q ele usa são.... bem... é difícil de dizer

Na verdade qualker coisa pesada é uma arma pra ele. Se ele estiver andando e começar a tocar uma musiquinha mó nonsense é pq ele gostou de alguma coisa como arma.

Isso pode ser mesas, canos, pilares, estátuas, peixes congelados, caixas, armários e até mesmo um mini submarino.

Sempre Yuri tenta (em vão) convence-lo a não pegar tal coisa mas ele nunca dá ouvidos, simplesmente pega e sai andando. Essas cenas são mto divertidas

Suas habilidades particulares são as Muscles Arts, resumindo são técnicas de luta livre ensinadas por seu mestre, o Grand Question






GEPETTO

Queee? O pai do Pinóquio ta no jogo??? Bom, mais ou menos

Gepetto é um velho que perdeu sua filha e pra não se sentir tão só ele começou a fazer bonecas, ventriloquismo e marionetes

Sua habilidade é usar sua boneca (Cornélia) nas lutas. Se vc conseguir que um gay do shop consiga fazer uma roupa pra boneca, ela fica com habilidades diferentes

Cada roupa é baseada num elemento (Earth, Light, Dark, Holy, Water...) o que fará a boneca soltar magias específicas dependendo da roupa que ela esteja vestindo

Para conseguir as roupas vc tem que encontrar fotos sensuais de homens musculosos e levar pro tal gay que eu falei, se ele gostar da foto ele fará uma roupa na hora pra boneca.










BLANKA


Brasileiro no jogo??? Não! Blanka é um lobo branco amigo de Yuri. Apesar de não falar, ele conversa normalmente com outros lobos.

Um tal de Henri fez uma competição entre todos os lobos do mundo e te deu um cartão pra participar. O cartão tem vários espaços em branco e vc deve sair pelo mundo procurando lobos participantes e lutar com eles. Caso vc vença, ele dará um carimbo no seu cartão

Sua habilidade particular é a Manifestation, sendo que a mais forte é a Soul Comet >> Vem uma alma de lobo voando e acerta o oponente. Qnto mais carimbos vc tiver no seu cartão, maior será o numero de almas que farão dano no inimigo.









KURANDO

Um samurai que é primo de Yuri e por isso tbm consegue fazer fusões e não pode usar magia

Anastasia se apaixona por ele na primeira vez que o vê.

Sua arma é uma espada típica de um samurai/ninja

Sua habilidade particular é a Fusão mas ele só pode fazer duas fusões (já Yuri tem energia pra fazer várias)

Vc deve ir no vilarejo do Kurando várias vezes já que a mãe super gata dele (tia de Yuri) sabe tudo de todo mundo e vive dizendo qual o próximo passo a tomar (ela é mto importante pra trama)



Joachim viu uma estátua sagrada do vilarejo de Kurando e apesar de Kurando implorar, não teve jeito: A estátua virou uma arma pra Joaquim rsrsrs







Sempre que a mãe gata e gostosona de Kurando faz uma previsão, ela caba se fusionando e vc deve vence-la, caso contrário ela morrerá mesmo se te vencer







INIMIGOS

Esse é um dos pontos fortes do jogo

Aki não tem essa de bem ou mal, apenas cada um lutando por seus ideais

Cada inimigo principal do jogo tem sua própria história, seus dramas, suas experiências, seus anseios, seus sentimentos... Eles foram tão bem trabalhados que as vezes vc nem sabe pra quem torcer ou queria que eles fossem pro seu grupo.

Os caras se ajudam como um grupo de amigos, as vezes até unem forças com vc pra proteger alguém do grupo deles

Os principais >>

KATO

Pai do Buzz Lightyear

É um agente especial do Japão e grande amigo de Yuri, mas ele tem umas ambições secretas que se mostram no final do jogo. Ele tem um grande senso de dever com a pátria e ajuda Yuri várias vezes. Ele dá a Yuri um livro que poderia trazer de volta a vida a amada de Yuri (Alice) pensando nos sentimentos do seu velho amigo.

Estranhamente ele é o último chefe do jogo.










OUKA

Kato conduziu uns experimentos secretos com clones, então ele clonou sua amada que morreu (Yoshiko Kawashima) em SH1 e a batizou de Ouka. Estranhamente mesmo sendo um clone, ela se apaixonou novamente por Kato e o salva da morte com sua própria vida

Mais dois foram clonados junto com Ouka: Raiden e Hien

Apesar de serem clones, eles se gostavam mto e viviam se ajudando (a penúltima luta do jogo são contra esses 2 já que Ouka morreu antes)










NICOLAI

Estranhamente vc começa o jogo com ele. Tirado a ser bunitão e tem fortes influências com a igreja, ele escolhe Karin pra ajuda-lo na missão de exorcisar o demonio no vilarejo pq ela é extremanete bonita e ele se apaixonou por ela

Depois das tretas, ele vive arrumando problemas pro grupo, liberta espíritos selados e tal... Axei que ele seria o último chefe do jogo...

Numa cena ele tenta matar Kato mas Ouka entra na frente e recebe o golpe, então Kato esmaga o pescoço dele.








RASPUTIN

Esse é um dos poucos que podem ser considerados vilões no jogo. Realmente ele é um cara mau e manipulador. Tem uma magia de barreira tao forte que obrigou Yuri a tentar se fusionar com a besta Amon pra poder vence-lo

Ele com sua inteligência manipulava todos os membros do pentágono russo.






LENNY

Um brutamontes sem cérebro que trabalhava pra Nicolai. Yuri vivia tirando sarro dele e o enganava direto.

Após a última luta entre eles, Lenny se joga do alto de um castelo e "morre"

Algum tempo depois Yuri ouve de umas crianças que elas axaram um homem enorme na praia. Depois disso Yuri passou por vários lugares perguntando sobre ele

Incrivelmente ele só ouviu coisas boas de Lenny, que ele ensiou matemática a um ladrão pra ele sair dakela vida, que ele salvou a vida de um simples soldado qndo soube que a mãe dele tinha voltado pra visita-lo, que ele salvou uma velhinha na Russia... Todos pediam pra Yuri não o machucar pq ele era uma boa pessoa

Qndo finalmente eles se encontram, Lenny da uma jaqueta pra Yuri que tem o maior poder de defesa do jogo.






VERONICA

Igualmente gostosa como Karin e Lucia, ela usa uma roupa com um decote extremamente ousado. Ela é uma ditadora que adora fazer os outros sofrerem

Tem uma hora que o grupo é capturado e ela diz q vai escolher um deles pra torturar (a cara de coitado que Yuri faz nessa hora é uma das mais engraçadas do jogo). Vc pode escolher qualker um pra ser torturado com uma máquina de descarga elétrica

Veronica é apaixonada por Rasputin (eles dormiam juntos mas Rasputin não sentia nada por ela). Ela tinha uma certa treta com Lucia (talvez por Lucia ter os peitos maiores que os dela)









SOM

O som tem um ar meio melancóligo na maioria das fases já que o povo ta sofrendo mto devido a primeira guerra mundial

O que eu não gostei no som é que algumas fases tem a mesma música de fundo, seria melhor que cada lugar tivesse sua própria música (mas normalmente esses lugares não tem inimigos, são apenas vilarejos ou cidades da Europa ou Japão)

A dublagem está perfeita. A versão que eu joguei está com vozes em inglês e eu não imaginava que pudessem escolher dubladores tão bons pros personagens.




As músicas de batalha variam de acordo com a força do inimigo, algumas são cantadas em latim e tem 2 chefes tão fortes no jogo que ganharam músicas especiais

Os sons de explosão/magias/itens são mto bons tbm e são bem característicos pra cada situação


Bom Yano, joguei e cheguei no último chefe, agora é só zerar e pronto né??
R: NÃO, NÃO, NÃO, NÃO, NÃO, NÃO, NÃO, NÃO, NÃO, NÃO, NÃO, NÃO e NÃO!!!!!!!


Agora vc tem a sua disposição a possibilidade de fazer mtas, mas mtas coisas mesmo se quiser pegar todas as armas, magias, fusões, roupas, itens, acessórios e tal.

O legal é que cada coisa é bem dificil de se conseguir.



Vou dar um exemplo: Pra vc conseguir a última espada da Karin

Vc teria que voltar a uma prisão onde vai ter um cara que vc ajudou antes. Ele diz que tem fantasmas na prisão. Vc teria que resolver várias coisas pros fantasmas para que suas almas descansem em paz

Aparentemente não é complicado mas é sim!

Tipo, uma fantasma fala assim com vc "eu eskeci meu nome e keria saber mas a única pista que eu tenho é esse relógio quebrado"

Vc tem que sair perguntado literalmente a todas as pessoas do mundo sobre o relógio (acaba que vc axa um cara num cemitério no Japão que conserta relógios e consegue ver o nome do cara gravado nele)

Isso é só uma das mtas tarefas que os fantasmas te pedem. No final das contas vc encontra o fantasma da avó de Karin que te da sua última arma.



Joaquin por exemplo desafia seu mestre pra aprender a última técnica dele, então aparecerá um ringue com 100 anadares e vc terá que derrotar todos sem perder nenhuma luta até chegar no Grand Question e derrota-lo (o ritual de passagem entre aluno e professor é por esperma, então já viu o que acontece no alto da torre né?! Éca...)

Joachim desafia seu mestre pra aprender sua última técnica


Tem novas Dungeons pra habilitar, trocentos chefes secretos... Sério mesmo, 1/5 do jogo vc vai passar só fazendo os mtos extras que tem no jogo. Mas já vou adiantando que cada um vale MTO a pena.

Quem jogou Final Fantasy 7 lembra dos perreguens que vc tinha que passar pra conseguir os últimos Limits de cada um ou as última matérias, no caso é o mesmo naipe mas vc consegue bem mais coisas que em FF7


GRAVEYARD


Esse é o interior da alma de Yuri, é como se fosse um cemitério mto sombrio com vários portões pra vc abrir onde ficam as fusões que vc deve desperta-las, derrota-las e evoluí-las



Logo na entrada tem uma árvore seca com metade do corpo de Yuri brotando dela (esse corpo vai ser mto importante no zeramento) e tbm tem lá uma tal de Jeanne, uma menina do antigo vilarejo de Yuri que morreu e que está vivendo na alma de Yuri tentando faze-lo entender o que é felicidade.


ITENS E JOGOS


O jogo é repleto de minigames ou algum tipo de disputa

Pra comprar itens vc pode comprar normalmente ou pedir desconto. Pra conseguir desconto vc deve acertar o anel nos lugares certos mas ele gira em alta velocidade, com isso vc ganha itens mais baratos e novas possibilidades de desconto (que podem ser de até 50%)

Tickets de Loteria: Vários membros da loteria estão espalhados pelo mundo e se vc tiver um ticket vc pode jogar. Vai aparecer um anel com várias cores e cada cor tem um item diferente (claro que o melhor sempre é na parte mais fina e dificil do anel)

Tem jogos de memória com baús, jogos sobre a história real da Europa/Japão e por aí vai

Tenha em mente que vc tem a sua disposição varías coisas que aumentam (e mto) a vida útil do jogo


A ARTE NO JOGO

Além desse jogo ser mto bem feito, finalizado e polido, a arte dele não poderia deixar de ser mencionada

Durante o jogo vc vê vários desenhos feitos a mão pra explicar situações. O legal é que os desenhos variam de acordo de kem conta a história

Se a pessoa for séria e madura os desenhos são finalizados e coloridos, se for uma pessoa meio jovem e inexperiente os desenhos serão em preto e branco e sem acabamento, e se algum doido como Yuri ou Roger contar a história, o desenhos parecerão feitos por crianças de 5 anos de idade

Outra coisa é que TODOS, mas TODOS os itens/acessórios/armas/key itens terão um desenho feito a mão e mto bem finalizados e pintados.



É impressionante ver como tiveram um cuidado enorme com esses detalhes

No menu vc pode ver tudo: Todos os personagens, todos os itens, roupas, todas as habilidades de cada um... Mais completo que aquilo é difícil de se axar.





VERSÃO DIRECTOR'S CUT

Infelizmente saiu essa versão apenas no Japão

O jogo traz alguns extras e algumas cenas que eram cutscenes viraram CG

A cena da Lucia dançando com Joachim e Anastasia só existe nessa versão do jogo

É possivel controlar alguns inimigos nessa versão além de ter roupas, armas e lugares novos

Mas nada mto além do jogo original.




FINALMENTE O FINAL

Antes de enfrententar o último chefe, vc volta pra Graveyard e Jeanne te pergunta se vc já descobriu o que é felicidade

Respondendo a primeira opção, vc verá o Good zeramento

Respondendo a segunda, vc verá o Bad zeramento

Axei legal esse lance pq vc pode escolhe qual rumo o Yuri deve seguir em sua vida

O Bad até os segundo finais parece ser mto mais "bom" do que o Good mas no finalzinho do Good vc vê uma diferença enorme entre eles.




Outro fato legal é que no jogo tem um triangulo amoroso: Karin se apaixona por Yuri mas ele gosta de Alice que já morreu.

Como resolver essa treta pra que todos fiquem felizes no final???? Assista o final Good e vc verá como a trama é resolvida de um jeito único e legal, eu mesmo não pensaria num lance daquele (claro que não vou contar, jogue, zere e assista vc mesmo)



RESUMO

Shadow Hearts 2 é um ótimo RPG, não devendo nada pra nenhum Final Fantasy da vida, com um enredo sólido, personagens marcantes, ótimos gráficos, excelente jogabilidade e uma vida útil enorme para o game. Totalmente recomendado por mim.



Como é relativamente difícil axar informações e detonados desse jogo, seguem dois links que eu axei

Detonado foda demais totalmente em português mostrando como pegar todas as magias e itens do jogo >>> http://www.gamefaqs.com/ps2/915253-shadow-hearts-covenant/faqs/61038


Detonado em inglês dividido em capítulos mas com mtas, mas mtas fotos e explicações >>> http://forums.somethingawful.com/showthread.php?threadid=3060981&userid=0&perpage=40&pagenumber=1

O jogo tem uma sequencia não direta que se chama Shadow Hearts 3: From New World mas pelo o que eu vi o jogo não parece ser mto bom (mas não joguei)

Se ele for pelo menos 70% de SH2 já estaria mto bom!


Depois que vc zerar o jogo, da pra salvar e começar um novo jogo já com alguns itens (como as roupas da meninas) e todas as fusões de Yuri e Kurando, além das fotos de Anastasia... Ou seja, o jogo é mto bom e vale a pena rejoga-lo como eu fiz!

NOTA: 9,6
Megaman-projectile.gif