sábado, 14 de julho de 2012

Nem todo vilão é "do mal"




Sim, isso mesmo, nem todo vilão é necessáriamente do mal!!



Mas Yano, se é vilão, tem que ser do mal!
R: Nem sempre, depende muitas vezes do ponto de vista!

Às vezes é um desenho/filme/seriado de esporte e consideramos o time rival como vilão!

Mas não é bem isso que eu quero mostrar, vou falar literalmente dos vilões, aqueles que são do mal mesmo, mas tem um objetivo, tem uma versão da história...

Quando a obra é mais complexa, normalmente mostra porquê o cara virou do mal e quais são seus objetivos (e por incrível que pareça, algumas causas são "nobres")

Começar com o grande vilão dos Anime Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya):


SAGA DE GÊMEOS





Todos sabem que Saga tem dupla personalidade, tentou matar o bebê Athena, quase matou Aioros de Sagitário, matou o grande mestre do santuário (o poderosíssimo Shion de áries) matou o Ares e se passou por ele pra encobrir sua real identidade, assumiu o controle do santuário, mandou trocentos assassinos matar os cavaleiros de bronze, controlou a mente de Aiolia de Leão (o que resultou na morte de Cássius...)




Resumindo, o cara é mal pra caramba!!

Mas ele era uma pessoa boa, por quê ele ficou assim??? Será que ele é simplesmente mal??

Não!! Ele tinha um objetivo (e esse realmente era bem "nobre" e pouco depois aconteceu o que ele pretendia evitar!)

Em resumo, já que Athena veio a vida nessa época, era certo que outros deuses viriam também, e ele explica isso a Seiya de Pégasus quando a máscara da sua armadura começa a chorar.



Ele diz que os deuses (Zeus no céu, Poseidon no mar e Hades no inferno) voltariam a vida e tentariam dominar o mundo, e era justo isso que ele queria evitar, e ele era o único com poder necessário pra poder parar essa ameaça (e realmente Saga era o único porderoso o suficiente para tal fim, isso fica bem claro no livro Gigantomaquia, onde explica que o golpe de Saga, Explosão Galáctica, é o único golpe capaz de ferir um Deus, principalmente os imateriais)


Claro que esse sentimento somado ao seu lado perverso o dominaram e ele acabou fazendo coisas terríveis...



No final das contas, tudo que Saga previu acabou acontecendo (os deuses despertaram e acabou sobrando pros cavaleiros de bronze...)



DARTH VADER (Anakin Skywalker) - Star Wars




Cresci assistindo os filmes antigos da saga Star Wars, sempre vendo o Vader como um grande vilão malvado...

No final do sexto filme, ele salva seu filho, Luke Skywalker, e fica provado que ele não era tão malvado assim.

George Lucas, criador da série, fez mais 3 filmes explicando o passado de Anakin e porquê ele se sucumbiu para o lado sombrio da força (e como ele ficou deformado e usando aquela roupa).



Em resumo, a princesa Padmé é forçada a pousar no planeta Tatooine e conhece Anakin ainda criança (devia ter uns 7 anos). Anakin se apaixona por ela e treina 10 anos com a intenção de revê-la. Os dois acabam juntos...

Como ele era muito poderoso, ele tinha várias visões do futuro e uma delas era com a Padmé morrendo...

O senador Palpatine, que na verdade era um Lord Sith, disse pra ele que com o lado sombrio ele poderia ter poder suficiente pra salvar a vida de sua amada...

As intenções do Sith eram de dominar todo o universo

Anakin tinha uma escolha extremamente difícil a fazer: Deixar sua amada morrer e garantir a paz ou se unir aos Sith e cololar o universo inteiro em caos pra salvar sua amada.

Ele optou pra salvar Padmé!



Literalmente ele pensou "Ah, que se foda o universo inteiro, quero salvar minha amada!"



Finalizando que Obi Wan Kenobi o derrota (com um golpe que corta suas duas pernas e um braço) e ele queima perto do magma...

Padmé, que estava grávida de gêmeos, dá a luz a Luke Skywalker e Leia, e morre logo em seguida...

Em resumo, tudo o que ele fez foi por amor e não por ele ser mal...



GUERRILHEIROS/TERRORISTAS/PESSOAS DO ORIENTE MÉDIO E AFINS



A mídia já estipulou que norte americanos são do bem e esse pessoal aí são do mal... Nos filmes, vai um único cara "do bem" (norte americano, claro") e invade o país dos caras e saí matando geral, quanto mais ele mata, mais fodão ele é, e às vezes ficamos na espectativa que ele mate bastante...

Caramba, os caras que ele tá matando nos filmes são humanos que tem esposas e filhos, e não zumbis sem raciocínio.



Se aparecer alguém de barba, pano na cabeça e uma "olheira" é do mal!!

Eu gosto muito de uma cena do filme TRUE LIES (com Arnold Schwarzenegger) onde um grupo de terrorista estavam ameaçando os EUA com umas bombas e tal...

Uma hora o cara falou algo do tipo "Vocês já pararam pra pensar porquê um agricultor vai trabalhar armado com um fuzil, porquê algumas pessoas se explodem em prol de uma causa??"

No caso, difcilmente eles atacam os EUA, normalmente eles são atacados primeiro e mesmo assim são considerados malvados, quando reagem aí sim os norte americanos tem o dever de exterminá-los...



A grande maioria das vezes eles estão apenas se defendendo, depois de levar muita porrada e resolver fazer um ou outro ataque aos EUA (como o das torres gêmeas) ficam com fama de malígnos........


SENSUI (Yu Yu Hakusho)



O grande vilão desse anime na verdade foi o Toguro, mas logo depois apareceu Sensui (várias vezes mais forte que Toguro) com um plano de abrir um buraco entre o mundo dos homens com o mundo das trevas...

Sensui, assim como Yusuke (principal do anime) também era um detetive sobrenatural, mas desistiu de tudo, sumiu por um tempo e depois voltou com esse plano.



Mas por quê ele fez isso? O que fez ele mudar do lado da "justiça" pro lado do mal??

Sensui estava cumprindo uma missão numa mansão quando viu uma cena: Vários humanos ricos em uma sala se divertindo torturando pessoas do mundo das trevas apenas por prazer! Essa cena o chocou muito. Depois ele achou uma fita chamada "Capítulo Negro" onde mostra o verdadeiro lado do ser humano, cometendo as mais diversas crueldades e atrocidades!




Ele ficou abalado porquê sempre lutou acreditando que os humanos eram os "bons" e deviam ser protegidos...

Em resumo, tudo pelo o que ele lutou e acreditava foi terrivelmente destruído de uma hora pra outra!


SEPHIROTH (Final Fantasy 7)




Considerado por muitos o maior vilão de todos os tempos, devido a sua carisma, frieza, peculiaridade (possui um visual legal, enormes cabelos prateados e pela sua espada de fio gigante, a Masamune) e também pelo fato dele ter matado sem dó a doce Aeris.



Sephiroth era visto como o maior herói da terra, o maior dos SOLDIER (esquadrão de elite da Shinra Corp.), extremamente forte, poderoso e sempre cumpria o seu dever (missão dada é missão cumprida!!)

Do nada Sephiroth colocou fogo em Nibelheim (terra natal de Cloud, protagonista do jogo), se voltou contra a própria Shinra e começou a cometer várias atrocidades pelo mundo.

O que aconteceu com ele?? Ele não era do bem???

A historia é um tanto quanto MUITO complicada, mas em resumo, ele achava que era orfão, só sabia que o nome de sua mãe era GENOVA. Durante uma missão, ele descobre um experimento com o mesmo nome de sua mãe e começa a desconfiar que ele seria resultado desse projeto.



Ele se tranca numa mansão e lê vários livros por vários dias e finalmente descobre que uma civilização antiga, os CETRA, habitaram na Terra mas entraram em extinção devido a uma calamidade no planeta, e ele foi criado a partir das células de um corpo de um Cetra que viveu há mais de 2 mil anos (esse corpo foi chamado de GENOVA).

Como ele era "filho" de um Cetra, somando o fato da verdade ter sido escondida dele por anos e considerando os humanos inimigos dos Cetras, ele se encheu de ódio e se auto entitulou "herdeiro do planeta" e começou a cometer atentados contra os humanos.

Ele resolveu matar Aeris por ela ser a última descendente viva dos Cetras (assim ficando apenas ele).




Em resumo, ele achava que a culpa dos Cetras terem desaparecido era dos "humanos traídores", e acabou se revoltando com tudo, já que sua vida toda foi uma "mentira" e só agora descobriu a verdade....



Histórias mais bem elaboradas normalmente mostram o passado ou o que levou tal pessoa considerada um vilão a fazer o que faz e, como o caso do Saga, às vezes tem até uma certa razão.


Gosto de personagens complexos, com exeperiências passadas e com seu próprio ponto de vista!! ;)

Frase mais famosa do Resident Evil

terça-feira, 10 de julho de 2012

Um golpe fala mais que mil palavras!!

Megaman-projectile.gif