quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

RESIDENT EVIL 5 de XBOX 360 - ANÁLISE



RESIDENT EVIL 5 (RE5) foi o primeiro jogo q eu joguei e zerei no meu XBOX 360

Mas Yano, por que só depois de um tempão vc tá fazendo a análise dele??
R: Simples! Como eu não conhecia bem o XBOX na ocasião, eu não saberia analisar bem os gráficos/efeitos do XBOX (hj eu já tenho uma boa noção da potência do console, agora sim posso analisar com segurança)

O jogo se passa na África passando por alguns vilarejos e bases da companhia UMBRELA e TRICELL.




Perae Yano, o jogo se passa na África e em vilarejos? Mas o jogo não teria q se passar numa mansão/residência (por isso se chama RESIDENT evil)???

R: NÃO!!!

A CAPCOM (empresa q fez o jogo) tem uma PÉSSIMA mania de mudar alguns nomes qndo os jogos vem para o ocidente.

O nome ORIGINAL dessa série é BIOHAZARD (algo como "Perigo Biológico")



O nome Biohazard faz todo sentido já q a temática central é voltada com experimentos biologicos em humanos, animais e plantas, o que resulta em alguns "mortos vivos" devido à esses experimentos (e o jogo pode ser em qualquer lugar e não específico numa residência)

Sem kerer fugir, só alguns exemplos de nomes trocados pela CAPCOM (depois eu faço um post só disso)

ORIGINAL --->>--- MUDADO

Rockman >>> Megaman
Blues >>>>>> Protoman

Vega >>>>>>> M. Bison (sim, o chefão de Street Fighter se chama VEGA no original)
Balrog >>>>>> Vega
M. Bison >>>> Balrog
Gouki >>>>>> Akuma

Isso são apenas algumas exemplos mas como eu já disse, farei um post sobre esse assunto


Mas voltando ao RE5

Analisando cada ponto


HISTÓRIA

Vc começa com o vetereno CHRIS REDFIELD (personagem principal masculino de RE1) indo para o vilarejo de Kijuju (fictício) onde se junta a SHEVA ALOMAR (primeira aparição na série) q o guia e se torna sua parceira na missão de encontral um tal de IRVING, um cara suspeito de bio-terrorismo e contrabando de armas.

No decorrer da história, Chis descobre q sua antiga parceira, JILL VALENTINE (personagem principal feminina de RE1), supostamente morta, poderia estar viva. Então os 2 (Chris e Sheva) partem em busca de seu paradeiro (caso esteja viva)

Claro q vai ter várias reviravoltas e grandes surpresas no decorrer da história mas baiscamente é isso.




Os "zumbis" são do mesmo naipe dos zumbis de RE4: Pessoas normais infectadas por um vírus mutante, sendo capazes de correr, usar armas, pilotar veículos e tramar estratégias tentando te matar.


JOGABILIDADE

Desde RE4 a jogabilidade está mto mais voltada pra ação do q nos outros RE. A câmera fica por cima dos seus ombros e vc tem armas com mira laser q tem diferentes efeitos dependendo de onde vc acertar no inimigo. Como o jogo é voltado pra um terror pisicológico, a jogabilidade parece meio "presa" comparado a outros jogos de ação (mas como eu disse, o foco é o terror e não a ação em si, embora esse seja o cap da série q menos dá medo)




Vc pode colocar as armas em posições estratégicas para troca-las com a maior agilidade usando o direcional digital (isso ajuda mmmmttttooooo)

O ruim é q qndo vc "morre", o seu parceiro praticamente te ressuscita sempre, o q deixa o jogo meio fácil as vezes perdendo um pouco o clima e a tensão dos outros RE)


PERSONAGENS

CHRIS REDFIELD


Personagem principal masculino do jogo. Desde RE1, ele deve ter tomado bomba até não poder mais pra ficar patola dakele jeito.

É meio frio e na dele mas pensa mto em seus companheiros, principalmente na Jill.

É enviado até a África atras do tal de Irving, onde tudo começa.









SHEVA ALOMAR

Sheva teve seus pais mortos num acidente com experimentos biológicos. Para tentar axar os responsáveis, ela se juntou à BSAA (Bioterrorism Security Assesment Alliance) onde foi treinada por Josh Stone. Por conhecer bem a área, foi designada para guiar e ser parceira de Chris.

Ela é forte, ágil, inteligente e dedicada. Sua inteligência artificial é uma das melhores de todos os jogos q eu já joguei (ela te ajuda MTO)

Sheva graficamente falando é uma das personagens mais bem feita de todos os jogos de XBOX/PS3 sendo uma referência clara de comparação com outras personagens digitais dos demais jogos













JOSH STONE

Comandante do time Delta da BSAA e mentor de Sheva. Ele é mto útil em várias partes do jogo, oferecendo apoio e salvando Chris e Sheva várias vezes.

Graficamente ele tbm é mto bem feito, sendo a pessoa q mais se aproxima de uma pessoa "real" nesse jogo.





JILL VALENTINE

Personagem principal feminina de RE1. Após uma luta contra Wesker, Jill se "sacrifica" pra salvar a vida de Chris. Desde então Chris sente um remorso e tristeza profunda por não conseguir salvar a parceira.










ALBERT WESKER

Sim, esse é akele FDP q traiu o grupo STARS em RE1. Aki ele tem várias habilidades sobre-humanas (super força e super velocidade) devido a um virus em seu corpo.

Ele é frio e sádico, axa q tem a obrigação de salvar o mundo (mesmo matando todos os humanos). Wesker é o último chefão de RE5.





EXCELLA GIONE

Aliada de Wesker e presidente da TRICELL (industria q está fazendo experimentos biológicos) e tbm é uma biogeneticista. Ela é o apelo sexual do jogo por ser extremamente gostosa e usar roupas super ousadas e sensuais.









RICARDO IRVING

Esse é o cara q o Chris está perseguindo. Meio paranóico, ele é o principal suspeito dos atentados com bioterrorismo naquela área.





GRÁFICOS


Esse foi o fator de eu não ter feito essa análise antes. Como logo no primeiro jogo eu, q estava acosumado com graficos de PS2, poderia dizer se os gráficos eram bons ou ruins???? Bem, agora eu já tenho uma noção super clara dos gráficos do XBOX

Então, posso afirmar q os gráficos de RE5 são excelentes, tanto os cenários qnto aos personagens.

Usaram um filtro q deixa as Cutscenes com um tom meio "velho, amarelado e apagado" o q deu um clima excelente (vc pode conseguir mais filtros diferentes zerando o jogo e fazendo alguns lances)



Os gráficos de rosto da Sheva e Josh impressionam pela qualidade, movimentação e articulação. Se fizessem um filme de RE com gráficos desse naipe pra mim ficaria excelente.

Já imaginou vc ter um filme, aí vc baixa uma roupa na net e assiste o mesmo filme com personagens com roupas e acessórios diferentes?? As cutscenes de RE5 são assim. Claro, filmes desse naipe só poderiam ser vistos em consoles e pc pontentes mas mesmo assim seria interessante.

Os cenários são mto bem feitos e com vários elementos q podem ser usados/derrubados/explodidos, o q deixa uma interação mto boa entre personagem/cenário.




CONSIDERAÇÕES


O jogo em sí é excelente mas falta um pouco do "horror" q os outros jogos da série tinham (sabe, akele medo de morrer pq sabe q tá sozinho e ninguém vai te ajudar).

Outra coisa ruim é q o modo PROFISSIONAL é extremamente difícil, normalmente um golpe e vc morre.
Não sou fã qndo o jogo tem um modo q te enfraquece. Seria mto melhor se os inimigos tivessem mais resistência à danos e maior velocidade do q eles ficarem quase os mesmo e vc mto fraco. Mas...

Outro ponto ruim é q se vc tiver longe do seu parceiro e ele morrer da game over (eu particularmente ODEIO ficar me preocupando com outros personagens nos jogos)

Fora isso o jogo é mto bom, um dos melhores q eu já joguei no XBOX.




Tem uma tal VERSÃO GOLD q vc tem q baixar conteúdos na net (e pagar por eles) com algums novos modos de jogo e uns extras mas eu não consegui jogar esses conteúdos.


Resumindo, o jogo é mto bom, com uma trama mto bem trabalhada, gráficos excelentes e uma boa jogabilidade pro naipe do jogo. RECOMENDO FORTEMENTE!

NOTA 8.7

Gêmeas COOLFACE

Megaman-projectile.gif