sábado, 16 de maio de 2009

Planetário - Coisa das Rurgs



Sexta feira (15/05) eu fui no planetário da UFES com minha irmã e alguns amigos
Dia de sexta é um bom dia pra mim e o horário tbm era bom: 19:00hs
O lance é q é mto massa a sessão e ainda por cima é de graça!!
Impressionante, com um equipamento de mais de 1 milhão de reais, um instrutor (axo q devia ser estagiario ainda, mas até q sabia mta coisa) e varias sessoes durante a semana... É um coisa q poucas pessoas aproveitam (algumas nem sabem q tem planetario na UFES e algumas q sabem axam q tem q pagar)

La é mais ou menos assim:

Tem uma cúpula toda branca servindo de teto, as paredes com espuma acústica e uma maquina projetora mais ou menos como esta da foto



Começa mostrando um céu meio nublado, tipico final de tarde... Aí fica de noite com um céu igual aki de vitoria (apenas aparecendo 1/3 das estrelas) e depois muda pra um céu tipico de cidade do interior, com varias estrelas visiveis

O cara tentou mostrar como são as formas de algumas constrelações e tbm contou um pouco de onde veio o nome de cada uma (geralmente é de origem da mitologia grega)

Depois ele usou um prog pra mostrar desenhos e figuras no céu: Stellarium









Gostei mto desse prog, vou baixa-lo
kem kiser tbm, clique >> Aqui

Bom, ta ai a dica pra kem kiser fazer uma coisa diferente, legal e barata
Vale mto a pena ir la da uma conferida

3 comentários:

Unknown disse...

EU ja fui la !! na... 5a ou 6a serie e ...
to no 3 ano da fac... entaoo NAO LEMBRO MAIS!!
dauhduahduashduas

YANO HIJYRI disse...

Boa oportunidade pra vc ir la e relembrar...
É mto maneiro

Carlos Pall Jiang!!!!! disse...

Fala Yano! olha nos ai de novo.
Muito bacana o post, me fez lembrar que aqui em BH tem um observatório, muito bacana que ai vc pode ver ao vivo e a cores...
Já faz muitos anos que não vou lá, mas ia direto. Tomara que na proxima vez que vier aqui, possamos dar um pulinho lá.
Té mais

Postar um comentário

Megaman-projectile.gif