quarta-feira, 1 de julho de 2009

Mar de Aral

*** DICA DE MATERIA DADA POR MARCIO "B" ***



O Mar de Aral situado entre o Uzbequistão e o Cazaquistão foi o quarto maior lago do Mundo.
Desde 1960 o grande lago veio a transformar-se num deserto perdendo 75% da sua água.




Os dois principais rios que abasteciam o lago o rio Sir Darya e Amu Darya que nascem no sistema montanhoso dos Himalaias, foram usados pelo regime Soviético para irrigar através de canais plantações intensivas de algodão na Ásia Central.
Canais construídos de uma forma errada levando a uma agricultura intensiva apoiada no uso de fertilizantes e pesticidas, cerca de 50% da água perdia-se por evaporação antes do seu uso final.



Entre 1962 e 1984 o lago perdeu cerca de 16m de profundidade recuando a sua orla inicial cerca de 100km.

Aproximadamente cerca de 60 mil pessoas viviam do lago da pesca comercial e da aquocultura, as espécies mais capturadas eram a Carpa, a Brema, o Barbo e o Siluro cerca de 40 mil tonelas de peixe eram capturadas anualmente, em 1982 a atividade da pesca comercial chegou ao fim os stocks esgotaram-se assim como a água.



Segue algumas fotos



3 comentários:

Unknown disse...

nuss :O
falando de forma geral, eh incrivel como eles tem uma capacidade enorme pra destruir as coisas; e as pessoas d esqcerem kem foi, mais rapido ainda.
e ainda qdo fazem algo "em prol da natureza" sao considerados os bonzinhos q a preservam e ainda ganham palmas. se mostram q estao fazendo algo bom em algum lugar, eh pq destruiram o dobro de outro! :@

Carlos Pall Jiang!!!!! disse...

Cruzees! agora dá até pra fazer um paint ball nesses barcos ia ser d+! agora falando de coisa seria, isso e muito grave, imagine quantas famílias passaram dificuldades por causa disso. O povo destroi mas os unicos a sairem perdendo somos nos mesmo, até por que, quem mais vai se beneficiar? Vamos começar a coidar das nossas coisas.

Anônimo disse...

E a nossa transposição do Rio São Francisco, poderá acabar dessa forma?

Postar um comentário

Megaman-projectile.gif