sexta-feira, 26 de outubro de 2012

ANÁLISE - RESIDENT EVIL 6 - XBOX 360

http://s.glbimg.com/po/tt/f/original/2012/10/08/resident-evil-6.jpg



Depois de muita espera, finalmente saiu o aguardado RESIDENT EVIL 6 (consegui o jogo 10 dias antes do lançamento)!
Fiquei maravilhado com o jogo: Ótimos gráficos, jogabilidade, história muito boa também, vários personagens e tal...

Joguei os 10 dias até o jogo sair oficialmente (já tinha zerado com todo mundo) e fui conferir algumas análises e críticas na net (sempre faço isso).

http://www.yourgameszone.com/wp-content/gallery/resident-evil-6/resident-evil-6-debut-trailer_590x342.jpg


Pra minha surpresa, o jogo tinha recebido SEVERAS críticas, como se fosse um dos piores jogos já lançados de todos os tempos!

Não tô zuando nem exagerando, olha essas notas de sites renomados:

Eurogamer – 6/10
Destructoid – 3/10
Polygon – 4/10
CVG – 8/10
G4TV – 2.5/5
Gamespot – 4.5/10
GameInformer – 8.75/10
IGN – 7.9/10
OXM – 8/10
Bloody Disgusting – 9/10
Play Magazine – 80/100
Metro GameCentral – 5/10
VideoGamer – 6/10

Putz, tem nota aí 3/10!!! Mesmo jogos medíocres, que parecem feitos em casa com tudo literalmente mal feito não chegam a receber notas tão pesadas...

http://www.gameups.tk/wp-content/uploads/mvbthumbs/img_4671_demo-de-resident-evil-6-skyrim-freddie-mercury.jpg

Pra minha surpresa, dei uma olhada mais a fundo na net e vi que o site Metacritic deu nota 0.8!!!

0.8????? Talvez o pior jogo de toda a história (de todos os tempos e de todos os consoles) não ganharia uma nota tão baixa...

Só analisando o como isso é sem noção:

Quais os quesitos básicas de se analisar um game?
(1) GRÁFICOS, (2) SOM, (3) JOGABILIDADE, (4) DIVERSÃO, (5) ENREDO EM GERAL (HISTÓRIA, PERSONAGENS, TRAMA...)

Se a nota é 0.8, vc tem que dar nota pra todos esses quesitos, somar tudo e dividir por 5 pra dar uma média aritmética básica.

Suponho que deve ter sido mais ou menos assim a classificação dos caras:
(1) – 0.9
(2) – 0.8
(3) – 1.2
(4) – 0.3
(5) – 0.8

Total:  0.9 + 0.8 + 1.2 + 0.3 + 0.8 = Nota 4
Nota 4 dividido por 5 quesitos >> 0.8

Um jogo com um gráfico monstruoso (gigantesco, com vários elementos, polimento excelente...), uma trilha sonora de dar inveja a vários filmes, uma jogabilidade que de longe é a melhor que eu já vi num jogo de tiro (e já vi mtos, os melhores e mais atuais) e um história que entrelaça 4 campanhas com personagens carismáticos e envolventes ganhar nota 0.8, acho que o maior HATER (pessoa que simplesmente odeia tudo) do mundo perceberia que tem algo errado aí...

 http://www.vgamingnews.com/wp-content/uploads/2012/02/resident_evil_6_screenshot_014-580x720.jpg

Corri atrás desses outros sites pra ver o porquê de notas tão baixas.

Pra minha surpresa, eu não via nenhum falando mal diretamente do jogo em si, e sim reclamações do tipo “isso não é mais Resident Evil” ou “perdeu o foco de Survival Horror”
Resumindo, notas tão severas foram dadas por que a maioria das pessoas acha que a série ficou “descaracterizada” e não por o jogo ser realmente ruim... Estranhamente muitos sites falam as mesmas coisas e alguns literalmente com as mesmas palavras que outros (Ctrl C e Ctrl V), o que me faz pensar que as pessoas que analisam são um bando de “Maria via com as outras”!


Então vocês querem um Resitent Evil em suas raízes??? Um jogo que apenas pra vc dar meia volta vc tem que girar o corpo 180 graus numa lerdeza insuportável, que não tem nenhum movimento corporal fazendo os personagens parecerem feitos de madeira de tão travadões que eles eram, pra vc andar 3 telas demora 3 min... 

 http://1.bp.blogspot.com/-7OT6_SWbtgk/T2oHBVe_dSI/AAAAAAAACAg/8kDLViEzqdU/s1600/3.jpg

Vcs esquecem que o jogo foi feito baseado nas restrições do Playstation 1, que ele não tinha uma estrutura nem nada a seguir... Tanto que vc vê claras evoluções no resident 2 e 3 (mas mesmo assim mantendo uma mecânica horrível de telas fixas e difícil mobilidade).

 http://ggames.com.br/forum/uploads/images/gGames_-1276133293.jpg

Então veio Resident Evil 4. Lembro até hj de como o pessoal massacrou esse jogo, falando que isso tava longe de ser um Resident, que tava horrível... 
Hj ele é visto como o melhor resident de todos (o mais vendido, jogado, ficou em top 10 de vários sites por anos, e isso é MTO difícil de se acontecer), vendeu mais de 12 milhões de cópias (somando todas as plataformas, fora quem joga os piratão de camelô ou baixam na net), ganhou MTOS prêmios tbm (olha aqui, desce até o final do site e veja os prêmios) >> http://pt.wikipedia.org/wiki/Resident_Evil_4).

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTdW_JGYKxOGrC1mlEGM2AIHHC5jvSgJjI7NngvyxBWpEtpC-hTJuL5lZh4qSpdbTbTqU-6-MSvBfwUA34B-U6dxqVlUNqlJhHHnofZ8332Yab4t8F59Gjb-SWvnMe_VDnEJAUNXEB6L0/s1600/resident-evil-4-wii-01.jpg

Resumindo, algumas pessoas não aceitam bem mudanças a princípio, mesmo que seja pra melhor!

Pegar o exemplo de God of War (GOW) -  O jogo é excelente!! Gosto demais da série, mas se estiver num cenário a uma meia distancia, vc não sabe identificar qual GOW vc está jogando (se é o 1, 2 de PS2 ou o GOW 3 de PS3, já que mesmo a versão de PS3 não consegue se diferenciar mto em mecânica de jogo e gráficos a meia distância...), ou seja, o jogo é mto bom, mas quem viu um viu todos! 
É quase que o mesmo jogo dividido em capítulos... O pessoal da Capcom sempre pensa em inovar, mesmo se os fãs não estiverem mto de acordo.

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgi9QqQanxE2-Ajn7fxxvPGbXhx0KvnBhfjiGUTYgZ70j4s_jfY-Jb2kRykjOMZTyG8SkIY4mlx20mILB7HbmKsNSbJaijJzekLuJPQz8txGuesPJemesHzAyDlNltM4imdEBMZFTAlzs3J/s1600/god_of_war2.jpg 

A mecânica tinha que mudar!!

Imagina a cena, vc tá andando na rua e do nada aparecem um monte de zumbis. Vc não ia sair andando e os zumbis não iam te atacar um pouco e te soltar como todos os outros RE antes do 6. Vc literalmente ia correr, dar chutes e socos neles, ia se jogar pra desviar deles e tal... 

 

Ficou MTO, mas muito mesmo mais realístico (e isso é uma coisa que o XBOX/PS3 permitem, já os videogames menos avançados nem tanto...).

 http://www.plusxp.com/wp-content/uploads/zombie.jpg

Pare pra pensar: 
Um dos REMAKES mais esperados de todos os tempos é o do jogo Final Fantasy 7! 90% dos fãs querem um remake, mas alguma vez vcs já pensaram em como o jogo ficaria num XBOX/PS3????   

Vcs acham que daria pra ter o mesmo jogo estático, com os personagens parados recebendo danos sem ao menos tentar desviar?? 

Não dá!! Por isso que um remake é mto difícil de se fazer, se mudar mto a mecânica pra se adaptar a nova geração, vai surgir várias criticas pq mudou, e se continuar com a mecânica antiga, não vai parecer um jogo dessa geração.......

http://nintendoconnect.com/wp-content/uploads/2012/02/Final-Fantasy-7-Remake_ps3_DS.jpg

A mecânica de RE tinha que ser refeita!!


Mas só digo uma coisa a quem ainda não jogou RE6:

JOGUE E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES!!!

Não se apegue a notas dos sites que sabe-se lá porque estão dizendo que o jogo é um lixo...
Dar outro exemplo: O jogo FINAL FANTASY XIII-2 é bem ruinzinho em todos os aspectos, gráficos fraquíssimos, música igualmente fraca, história ruim... 

Mesmo assim, sabe-se lá pq, ele ganhou nota máxima na revista japonesa FAMITSU (uma das revistas mais conceituadas e respeitadas do mundo dos games) mas mta gente ficou super insatisfeito com o jogo, o que fez essa revista conceituada perder a credibilidade... 

Quem comprou o jogo se baseando na nota da revista se deu mal!!!

http://i53.tinypic.com/o3ig2.jpg

Em relação ao Residente Evil 6, o jogo é tão ruim, mas tão ruim, que ele lidera supremo em primeiro lugar no Japão (quase 3x mais que o segundo lugar e 52x mais que o décimo lugar), sem contar que ele tbm aparece em quinto lugar (versão XBOX 360):

Top jogos
  1. Resident Evil 6 / PS3 - 634.933
  2. Pro Evolution Soccer 2013 / PS3 - 233.884
  3. Summon Night 3 / PSP - 51.453
  4. Sol Trigger / PSP - 42.034
  5. Resident Evil 6 / Xbox 360 - 41.652
  6. Style Boutique / 3DS - 34.288
  7. New Super Mario Bros. 2 / 3DS - 29.978
  8. SD Gundam G Generation Over World / PSP - 28.730
  9. F1 2012 / PS3 - 14.454
  10. Pokémon Black - White 2 / DS - 12.208


Parece que os japoneses gostam de comprar lixo...............

Mas vou deixar isso de lado e analisar o jogo em si (dane-se o que os outros pensam).

http://residentevil.com.br/site/wp-content/uploads/2012/06/Dragons-Dogma-Resident-Evil-6-Demo-Xbox-Timed-Exclusive.jpg


JOGABILIDADE

Faço questão de falar primeiro da jogabilidade!  Simplesmente é a melhor jogabilidade de um jogo de tiro que eu já vi!!! Sem querer aumentar nem puxar saco (nunca faço isso e nem teria motivos para tal).

Falar uns pontos da nova jogabilidade (são MTOS, mas vou falar apenas de alguns pra não ficar mto grande)

>> Corrida – Vc pode andar de 3 formas: andar lentamente, andar rápido (que equivale a corrida dos RE 4 e 5) e literalmente correr disparado! Quando vc tá correndo, vc pula obstáculos, sobe escadas com seu impulso, pode dar voadoras, deslizar no chão, rolar... Enfim, só nesse quesito vc já percebe uma diferença drástica em relação à maioria dos jogos de tiro. 
Vc pode pegar itens e munição mesmo correndo, o que dá ainda mais velocidade ao jogo.


>> Esquiva – Excelente!! Esse vai ser um dos maiores diferenciais de todos!! A esquiva é simplesmente perfeita pra esse tipo de jogo (sem ela, qualquer zumbi simples teria condições de te matar).

Segurando LT vc mira (dá pra andar mirando e atirando), caso um inimigo se jogue em cima de vc, vc pode desviar pro lado (o personagem se joga no chão rolando), vc tbm pode apenas apertar A que o personagem abaixa desviando de ataques mais altos ou ainda vc pode se jogar pra trás mirando no inimigo (vc pode atirar enquanto estiver no ar). Se vc mantiver o LT pressionado, o personagem fica no chão atirando normalmente. 



Se o inimigo se aproxima, vc coloca pra trás e ele rasteja pra trás rapidamente, ou então vc rola pros lados bem rápido e escapa tbm (e sempre mantém a mira pra vc poder dar mais tiros).  Simplesmente um show a parte vc lutar com um chefe esquivando, rolando, correndo e tal...

Se vc tomar algum tiro ou dano mto forte, seu personagem perde o equilíbrio e cai no chão. Pressionando LT ele cai mirando e se vc ficar apertando A, o personagem rola pra trás e se recupera da queda e fica em posição de ataque, sendo que vc pode escolher o que é mais conveniente pra situação (deixar cair e mirar no chão ou rolar e se recuperar).


>> Ataque Físico – Outro diferencial enorme! Algumas pessoas não gostaram disso... aff........ Pensa bem, vc tá rodeado de zumbis e sua munição acabou... 
Claro que vc vai tentar dar chutes, socos e empurrões pra escapar!   
Vc tem uma barra só pra isso, se abusar de golpes físicos, seu personagem cansa, não pode correr e fica muito vulnerável aos ataques dos inimigos...



Tem vários tipos de ataques: Os normais são socos e batidas com o cabo das armas, outros se vc chegar por trás de um inimigo sem que ele perceba, vc pode dar um ataque fatal nele (quebrando o pescoço, batendo a cabeça dele na parede ou algo assim), alguns zumbis têm alguma coisa fincada neles (tipo machados, facas...) e dá pra vc arrancar essa arma e dar um golpe fatal com ela.

 

>> Contra ataque – Do nada vc se vê rodeado de zumbis e percebe que algum vai te atacar... Num momento exato, dá pra apertar RT (coisa de meio segundo) e vc faz um contra ataque que normalmente mata o inimigo.

>> Quick Time Event (QTE) – Foi extremamente massacrado pelas críticas dos sites... Em resumo, é quando vc deve apertar determinados botões em algum sequencia e velocidade.
Já eu achei uma boa.



 Pensa bem, se um zumbi de verdade te atacar e derrubar, ele não vai te morder um pouco e depois sair de cima como em todos os outros jogos, é preciso q vc dê algum golpe nele (e isso não deve ser de graça, vc tem que fazer algum comando e ter uma certa precisão pra isso). Algumas alavancas e botões  tbm precisam do QTE o que eu acho certo pra não ficar muito sem graça.

http://www.residentevilsac.com.br/wp-content/uploads/2012/10/e4ad6b0559f979b38ef785973fe8499e.jpg

>> Recarga de energia - Como sempre, vc recarrega sua energia com as ervas. No caso vc deve coloca-las em cápsulas e tomar (isso no menu principal). 
Como no menu o jogo continua rodando (mesmo lá os inimigos conseguem te atingir), eu achei meio complicado de vc usar uma erva durando uma batalha...
Depois fui ver que apenas ao pressionar RB vc usa uma cápsula!!! Melhor ainda, se vc apertar RB + X, vc pode estar fugindo e mesmo assim o personagem coloca a erva numa capsula, depois disso é só apertar RB pra usá-la! Com isso, o jogo ficou MTO mais dinâmico e rápido.

Seis coisas que não te contaram sobre Resident Evil 6

>> Mudar de ângulo – Às vezes vc é obrigado a ficar escondido atrás de uma parede e atacar um inimigo de surpresa... Caso a tela esteja num ângulo ruim pra visualizar, simplesmente aperte o direcional analógico direito R3 que vc muda de ângulo, o que facilita MTO sua vida em algumas situações.

http://biohazardmercenaries.com/wp-content/uploads/2012/08/110.jpeg

>> Ataque veloz – Esse é um dos lances mais foda do jogo. 
Vc tá totalmente rodeado de zumbis, se vc parar e tentar mirar e tal, provavelmente um deles vai conseguir te atacar (provavelmente o que estiver atrás de vc). Se vc apertar LT e RT ao mesmo tempo, o personagem simplesmente se vira a toda velocidade e da um tiro bem na fuça do inimigo mais perto!! Isso é MTO, MTO, MMMTTOOO útil! O legal é que cada movimento varia de acordo com a arma:
Por exemplo, se vc tiver com a Magnum, o personagem vira já atirando, com se fosse um Hand Cannon (parece o Leigan do Yusuke rsrsrs)

http://3.bp.blogspot.com/-92IM7iMW8m0/UDQBnQzf8_I/AAAAAAAAGPo/AiaPAljUlj0/s1600/6880797369_b4299775cb_z-600x337.jpg

Se vc tiver com o calibre 10, o personagem rola pra cima do inimigo e atira de baixo pra cima.
Se tiver com a Balestra da ADA: Normalmente vc atira apenas uma flecha, depois vc é obrigado a recarregar. Se fizer esse comando, ela dá um mortal pra trás já atirando e recarregando ao mesmo tempo (ninja) num movimento incrível de se ver!


Se eu for falar de tudo vai ficar imenso, mas já deu pra perceber como a jogabilidade é excelente   ;)

GRÁFICOS
Esse é um quesito que realmente chama atenção nesse jogo. De cara posso dizer que personagens são os mais bem modelados que eu já vi num jogo de Xbox.

Os cenários são extremante bem detalhados e com uma resolução mto boa!

http://images5.fanpop.com/image/photos/28500000/Leon-RE6-gif-resident-evil-28501690-720-480.gif?1351129555661

Antes de analisar qualquer coisa, vamos fazer umas considerações sobre gráficos no geral:

Primeiro, qndo vc vai fazer um jogo, tem alguns caminhos a se seguir:
Vc pode colocar gráficos com mta resolução e extremamente detalhados em um ambiente menor, ou um nem tão detalhado num ambiente maior (Resident Evil 5 usa o mais detalhado num lugar menor e fechado).
Pode-se ainda inserir filtros pra disfarçar imperfeições ou colocar limites nos cenários para que os personagens não se aproximem de lugares com pouca resolução.

http://www.boainformacao.com.br/wp-content/uploads/2012/05/residentevil6scans2.jpg

Aqui em RE6 vc vê um pouco de tudo isso: Lugares MTO detalhados e outros nem tanto, lugares mto abertos com pouca resolução e outros mais fechados e com maior resolução/detalhes elementos na tela...
Há tbm um recurso mto usado em Shadow of the Colossus e em Crysis 2 é uma espécie de “processamento dinâmico” >> 
O gráfico mais de longe fica carregado com texturas bem simples e de pouca resolução; à medida que vc se aproxima, o gráfico mais detalhado é carregado na hora. Esse recurso só dá certo pq os personagens se movimentam mto lentamente. Em RE6 isso não daria certo pq os personagens literalmente correm bem rápido.

Num todo, o gráfico se mantém impressionante em qualquer situação, e ele não usa qualquer tipo de filtro, Anti Alising forçado ou qualquer outro tipo de embaçamento que mascare os gráficos: O que vc vê é o real!!

'Resident Rvil 6' tem mais ação do que os games anteriores da franquia (Foto: Divulgação)

Como eu disse, uma atenção deve ser dada aos modelos de personagens que estão extremamente bem feitos!
O gráfico da campanha da ADA WONG parece estar num nível superior às demais, tanto no molde do personagem quanto nos cenários só dela.
Deve que o jogo já estava quase pronto quando resolveram criar uma campanha só pra ela...

http://thegeektrench.files.wordpress.com/2012/07/ada-wong.jpg

Uma coisa que eu não gostei mto é das Cutscenes serem meio “estáticas” e com moldes antigos.

Como assim?? Por exemplo, em RE5, vc pode mudar a roupa do personagem e vc vai ver a Cutscene com aquela roupa, já aqui não há esse tipo de interação. Outra coisa é que em algumas, eles usaram “moldes antigos” dos personagens. 

Um bom exemplo é na primeira cena do Leon matando o presidente: Helena está com o cabelo bem quadriculado e com pouca resolução, depois da cena, qndo vc assume o controle dela, vc vê o cabelo dela com qualidade MTO superior a cena mostrada antes, com mais detalhes, resolução e a quebra de polígonos é quase imperceptível.

Outra cena gritante é quando eles estão salvando um funcionário e sua filha. Antes de entrar no elevador, os moldes dos personagens são normais, mas ao mudar pra Cutscene, o gráfico muda drasticamente (pra pior), as cores são bem mais fortes, os personagens são mais “quadrados”,  o cabelo da menina é simplesmente uma textura num casco oval...

http://cdn.whatculture.com/wp-content/uploads/2012/06/tumblr_m5xa6qcnqC1qa1908.jpg 

Na pressa de lançar o jogo, parece que não se atentaram a esses detalhes...

Sem contar que desde RE4 a Capcom não usa cenas CGS nos RE e nesse, em alguns casos, esse recurso é usado (como a cena do míssil atingindo uma cidade da China)...


TRILHA SONORA
Uma atenção toda especial foi dada pras músicas combinarem com o ambiente e personagens, variando de temas clássicos orquestrados até um pouco de metal... Um show a parte!

http://www.mrsoundtrack.com/wp-content/uploads/2012/10/Resident-Evil-6-Soundtrack.jpg


HISTÓRIA

Atenção spoilers!!!!!!! Se não jogou, melhor nem ler essa parte!!
O presidente dos EUA (pai da Ashley que o Leon salvou em RE4) decidiu contar a verdade ao mundo sobre o incidente em Raccoon City. O secretário de segurança nacional Derek Simmons sequestrou a irmã de Helena Harper e a fez facilitar a entrada dos terroristas no gabinete do presidente.

http://gamebang.com.br/wp-content/uploads/2012/04/Adam-Benford-Profile.png

A primeira cena da campanha do Leon é mostrando o presidente já infectado tentando matar Helena, Leon por sua vez é obrigado a matar o presidente...
Essa é a base da historia: Resgatar a irmã da Helena, saber quem foi o responsável pelo ataque e dar um fim ao atentado que tem proporções globais.

Todas as 4 campanhas se entrelaçam e todos se encontram com todos no decorrer da trama e em algumas partes os personagens se ajudam (ou lutam entre si).

http://images.wikia.com/residentevil/images/b/b9/LEON-vs-CHRIS-RE6-resident-evil-30447320-2560-1476.jpg

Cada campanha tem características próprias, que vai agradar a todos os gostos:

LEON/HELENA – Mais voltado pro “Survival Horror” propriamente dito, com cenários apertados e meio macabros (tipo um cemitério a noite e chovendo, cheio de mortos vivos, cães zumbis e coisas assim). 

Cenários como igrejas e templos de cavaleiros são normais, além de locais que vc só pode andar engatinhando e várias vezes a dupla se divide. A munição é um pouco menor comparada as outras campanhas.

http://www.capsulecomputers.com.au/wp-content/uploads/2012/01/resident-evil-6-Helena-harper-leon.jpg


CHRIS/PIERS Mais voltada pro tiroteio: Chris comanda o grupo Alpha do BSAA e tenta conter o atentado de Bioterrorismo na china. Mta munição, mtos tiros e muitos inimigos “humanos” vc vai encontrar no caminho.

http://images1.wikia.nocookie.net/__cb20120421012347/residentevil/images/thumb/4/47/Re6_chris_and_piers_by_ninaxleon-d4vt85t.jpg/640px-Re6_chris_and_piers_by_ninaxleon-d4vt85t.jpg


JAKE/SHERRY – Nessa campanha vc controla Jake (filho do vilão Wesker) que contém no seu sangue anticorpos pro C-Virus que está assolando o mundo, ou Sherry, menina que Leon e Claire resgataram em Raccoon City alguns anos atrás. Aqui vc tem mta ação e voltados pra golpes físicos (Jake usando as mãos e Sherry um bastão elétrico). Cenas com explosões, correria, motos, carros, avalanches são normais nessa campanha.

http://25.media.tumblr.com/tumblr_mcb10qZKka1qkztu5o1_1280.png


ADA WONG – Essa campanha se diferencia MTO das demais por alguns fatores: De cara, é a mais difícil de todas (vc só a habilita depois de terminar as outras campanhas). Ada até então não tem um parceiro pra te ajudar (mas tem previsão de um parceiro via DLC), o que aumenta mto a tensão psicológica e a dificuldade, suas armas normalmente tem um tiro só (vc atira e recarrega imediatamente, diferente das outras campanhas com armas que vc pode dar vários tiros seguidos e depois recarregar).
Nas outras campanhas, quando a barra fica mto feia, os personagens fogem deixando inimigos mto fortes pra trás (de cara eu achei isso meio ilógico) mas depois vi que vc vai ter que encarar esses inimigos sozinhos com a ADA.

http://gamebang.com.br/wp-content/uploads/2012/04/Ada-Wong-Profile.jpg

Só pra ver a diferença, tem um inimigo chamado Napad e na campanha do Chris vc é obrigado a lutar contra 3 deles em um determinado lugar (isso pq vc tá com armas super fortes, conta com o Piers e ainda tem os outros membros do BSAA pra te ajudar); 

http://www.umbrelasgames.com/images/Napad%20resident.jpg

Mesmo assim a luta é bem difícil pq esse monstro além de forte, tem uma couraça que precisa se destruída pra vc poder causar dano nele. Uma hora Leon passa por um laboratório cheio de casulos desses monstros e dá no pé. Já com a ADA, vc é obrigado a enfrentar todos eles sozinho em um lugar cheio de armadilhas.

http://www.co-optimus.com/images/upload/image/2011/re%206%20ada%20crop.jpg 

Tirando isso, é incrível como a história se foca nela! Ela sozinha vence essa galera toda, tem um capítulo que 80% é ajudando o Jake e Sherry à distancia (eles estão fugindo de um chainchaw pq ele é mto forte, sendo que a ADA o derrotou sozinha umas 3 vezes antes).
Fora que ela tem um clone (mulher do Simmons) que arma os ataques, o que faz o BSAA (Chris e cia) perseguir a Ada original sem tréguas!


No último capítulo dela, ela salva o Leon da morte certa, depois ajuda ele na luta contra Simmons, depois salva os sobreviventes nos prédios, deixa um helicóptero pro Leon fugir, depois vê o Simmons vai matar o Leon que está preso nos cabos do elevador externo e encara o último chefe sozinha!!
Isso sem contar as habilidades acrobáticas dela que deixam até a Lara Croft de queixo caído!

Dá a impressão que ela que é a principal desse jogo!



DIVERSIDADE

Mtas pessoas andam dizendo que a Capcom não sabia qual rumo tomar nesse novo Resident, mas o jogo tem mtas coisas legais e diferenciadas, o que garante que vai agradar a um bom público! 
Talvez esse tenha sido um teste pra ver qual caminho seguir em RE7... De qualquer forma, eu gostei de todas as campanhas.
Aqui vc tem os modos Mercenários (igual aos demais RE onde vc deve matar o maior numero de inimigos em um tempo determinado), jogar online  e mais 3 modos que estarão disponíveis em DLC:

- Survivors Mode: os jogadores que morrem são ressuscitados como mortos-vivos. Para recuperar a integridade do corpo físico e sua mentalidade, será preciso matar dois outros jogadores.

- Predator Mode: O jogador assume o controle de Ustanak, a aberração que persegue Jake Muller pela campanha solo do novo protagonista.

- Seige Mode: Jogadores são divididos em duas equipes. Uma deve tentar eliminar um personagem aleatório enquanto o outro deve tentar eliminar o mesmo alvo. 



Diferenças entre os personagens

LEON – Mais calmo e um dos mais experientes de todos. Não usa armas de grande poder de fogo. Devido aos fatos que presenciou durante os últimos anos, ele quer tentar salvar o máximo de vidas em risco possível, mesmo que isso atrase um pouco seu caminho e o coloque em grande perigo.



HELENANovata habilidosa, mas um pouco fraca fisicamente. É muito egoísta, sendo que não se preocupa em ajudar ninguém (já que ela quer chegar onde sua irmã é mantida em cativeiro o mais rápido possível). Suas armas tbm não tem grande poder de fogo.



CHRISPerdeu sua memória, mas mesmo assim ficou como capitão da equipe Alpha do BSAA. Ficou meio mané e arrogante em relação a sua personalidade em RE5. Quando ele recupera sua memória, sua sede de vingança e falta de bom senso causou a morte de vários membros de sua equipe. Só cai na real quase no final do jogo.

 



PIERS – Membro da equipe do Chris. Mto mala, vive levando esporro do Chris (mesmo ele estando com razão) e o segue onde quer que ele vá (o que mostra que ele tem um grande respeito e admiração por Chris). É o personagem que tem as armas mais poderosas do jogo, sendo que a sua arma principal é uma espécie de Sniper com poder de fogo de um lança granada. 


JAKE – Mercenário que topa tudo por dinheiro e filho do grande vilão da saga RE (Albert Wesker). Seu sangue contém anti-corpos capazes de conter o C-Virus, sendo a única pessoa que pode literalmente salvar o mundo (claro que ele não daria seu sangue de graça e cobra uma bagatela de apenas 50 milhões de dólares por meio litro de seu sangue *em CASH* rsrsrs)

 



SHERRY – Ela apareceu pela primeira vez em RE2 (ainda uma garotinha) e foi salva por Leon e Claire. Devido a exposição de algumas experiências do seu pai cientista, ela absorveu uma certa quantidade de vírus e seu corpo acabou assimilando o vírus pra proveito próprio, o que proporcionou a ela a capacidade de se auto curar qndo o dando não for mto sério. É meio tonta e sem noção (já que é uma novata). Ela e Jake são capturados duas vezes na trama e salvos pelos menos umas 10X por Ada e Leon.




ALGUNS CONTRAS

Nem tudo nesse jogo é “perfeito”, tem coisas que eu não gostei mto. Por exemplo, às vezes vc chega numa área mto aberta e tem vários inimigos te atacando e vc fica meio pedido sem nem saber mto o que fazer ou de onde estão vindo os tiros...

Outra coisa é que às vezes vc tem que fugir ou fazer determinadas ações pré-determinadas, mas simplesmente é quase impossível passar de primeira! Algumas coisas são mto exatas e pouco intuitivas, o que te leva a morrer algumas vezes antes de vc descobrir o que fazer exatamente.

http://media1.gameinformer.com/imagefeed/screenshots/ResidentEvil6/RE6_E3_Jake_Sherry_Ustanak_02_bmp_jpgcopy.jpg

Também achei alguns eventos mto exagerados: O personagens caem de grandes alturas e não morrem, qndo tem mais personagens nessas situações, todos morrem menos os principais... Tipo, parece que eles aguentam qualquer tipo de dano e isso tira um pouco do clima do jogo que deveria ser voltado pra “sobrevivência”...

Mais uma coisa é fazer os Upgrades das armas e acessórios: Em RE4, isso era de EXTREMA necessidade e importância, já aqui isso é literalmente deixado de lado! Vai por mim, se preocupe em apenas comprar a habilidade “médico de campo” que de resto, as outras quase não fazem diferença nenhuma (são MTO caras e ainda por cima vc só pode equipar 3 habilidades em um bloco, se quiser mudar, tem que entrar nas configurações do jogo e tal... um saco).

Quanto a sua munição, ela é indicada por “bloquinhos” no formato de balas e não em números... Eu achei isso mto ruim e sem noção. Vc tem uma arma com 40 balas e fica quarenta barrinhas minúsculas mostrando na tela.


UM COADJUVANTE DE PESO!! 

(Atenção, contém SPOILER!! Se não jogou, pule pro próximo item)

É difícil criar um personagem secundário numa trama na qual ele tenha o peso que teve o Finn Macauley!!

http://images4.wikia.nocookie.net/__cb20120613041505/residentevil/images/7/7e/Finn3.png

Ele é um novato da equipe Alpha do BSAA (Chris era o capitão) e estava meio inseguro pq os inimigos que estavam lutando eram bem fortes, mas depois de um discurso do Chris, ele criou uma grande confiança em seu grupo e passou a admirar MTO o Chris.



Esse capítulo se passa 6 meses antes da sequencia principal. Finn ficou encarregado de praticamente tudo nessa parte:   

Abrir passagem, colocar bombas em dispositivos de artilharia, salvar os feridos (salvou o Chris tbm). Em resumo, ele foi o que mais fez coisas. 

Uma hora encontraram com a falsa ADA WONG e Finn ficou encarregado de escolta-la, mas ela trancou a equipe numa sala e os infectou fazendo o corpo deles “queimar e derreter” pra virar um casulo. 

 

Finn com suas ultimas forças tentou pedir ajuda do Chris que estava fora da sala, mas o mesmo seria impotente nessa situação... Foi uma cena mto triste e marcante no jogo.

  
E SE FINAL FANTASY 7 TIVESSE UM REMAKE?? ALGUMAS FASES ESTÃO NESSE RESIDENT EVIL!!

Sério mesmo, não paro de pensar que algumas fases de RE6 serviriam como uma luva num possível remake de FF7!!!!

Por exemplo, em FF7 tem duas fases da “China”: Uma dentro de Midgar (aquela parte que o Cloud veste uma roupa de mulher) e a fase UTAI (que é quase um China literalmente). 60% das fases do RE6 se passam na China e lembra mto essas fases de FF7.


Outra seria a parte da fuga de Migar no qual Cloud está numa moto correndo numa rodovia. Tem duas partes que lembram mto essa: Quando Chris e Piers perseguem ADA de carro e quando Jake e Sherry fogem de moto. Seguem alguns vídeos dessas cenas:

Obs: Comecem a assistir EXATAMENTE no tempo 20:33




O famoso jogo de Snow Board que o Cloud joga no parque Gold Saucer tbm é beeemmm parecida com a cena do Jake e Sherry fugindo de moto-ski:

Obs: Comecem a assistir EXATAMENTE no tempo 28:00



As cenas dentro de uma caverna lembram tbm as mesmas cenas onde Cloud fica dentro de uma montanha gelada (em Northern Crater), 

Obs: Comecem a assistir EXATAMENTE no tempo 14:40


As cenas que o Cloud fica perdido num labirinto de gelo (onde vc tem até um mapinha) é tbm beeemm parecida com essa fase de Jake e Sherry (tbm tem um “mapinha” aqui rsrsrs):





RESIDENT EVIL E ALGUNS ANIMES

Apenas umas comparações rápidas sobre alguns animes:

A luta final com o chefão da campanha do Jake lembra mto a luta do Kuwabara e Byakko do anime Yu Yu Hakusho:
Um lugar estreito cheio de lava em baixo... A finalização também foi idêntica: O personagem se jogando com tudo em cima do vilão, dando um soco mto forte para o derrubar no magma do fundo.

 

http://media.animevice.com/uploads/0/329/432551-byakko137_super.jpg

Já algumas características da ADA lembram um pouco o anime One Piece:
A roupa dela lembra um pouco a nova roupa do Ruffy (Luffy) e sua aparência, frieza, calma e devoção pra desvendar alguns mistérios lembra a Nico Robin.
 http://tmacdn.cutupmedia.netdna-cdn.com/wp-content/uploads/2011/10/Post-Timeskip-Luffy-339x600.png http://img.amiami.jp/images/product/main/121/CGD2-24282.jpg
 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEite0gSWC-okNtrDgmpzEhymIiiuJOqEzOTIzPeSJAY8lRWUZvLHWiJ9wo82M3f0TRarKotW7Zdb2Bt-UY7QMC8ht4S3c7lQe0o9AgyPFlgFhGmO3moSEboim_KUCRHmi6KT-hVn0Jy2qU/s400/nico_robin1.jpg

Uma das roupas extras do Piers foi inspirada no Kaku de One Piece (mas encheram ela de adesivos).

 http://images2.wikia.nocookie.net/__cb20101002170240/onepiece/images/2/25/Kakucrouch.jpg

http://images6.fanpop.com/image/photos/32300000/RE6-mercenaries-outfits-resident-evil-32334566-799-836.png?1351120589300


Também nem preciso dizer que o Leon lembra MTO o Sanji 

http://fc02.deviantart.net/fs51/f/2009/287/1/e/render_Sanji_by_titaniaerza.png


http://images5.fanpop.com/image/photos/31700000/Leon-in-RE6-leon-kennedy-31718499-1280-720.jpg?1351119024310



SERPENT EMBLEM

A família do Simmons é mto voltada para o ocultismo, sociedade secreta, quebras cabeças e tal, então ela espalhou em vários lugares do mundo esses emblemas. Alguns estão bem na cara e visíveis, outros beeemmm escondidos.

http://cache.g4tv.com/ImageDb3/313246_S/resident-evil-6-serpent-emblem-location-guide.jpg

Vc deve atirar neles. A cada emblema que vc descobre, é habilitado um arquivo sobre algum assunto e um boneco que vc pode rotacionar e visualizar (Figure Action). Isso está na área de Extras do jogo.



JOGANDO UM FILME??

Algumas cenas em RE6 vc deve fugir, pular ou fazer algum tipo de ação com a câmera “fixa” no cenário. Dessa forma, dá a impressão que vc está assistindo um filme que vc pode controlar o personagem (algumas cenas da ADA e CHRIS são bem marcantes nesse quesito). 

Eu já disse na análise de RE5 que a Capcom poderia fazer um “filme pro XBOX/PS3”!
Nesse filme vc teria a opção de assistir a mesma cena em vários ângulos, trocar as roupas dos personagens, inserir cenas/elementos no filme... Olha que da hora, vc poderia editar a roupa dos chars, escrever seu nome nelas, colocar fotos suas no cenário... 



Ah Yano, mas assim só ia poder assistir quem tivesse um XBOX/PS3!
R: Pense além, claro que teria uma opção de salvar suas edições em forma de vídeo (tipo em formato .vob pra DVD comum ou .MKV de alta resolução).
Imagina vc chegar na casa de um amigo seu e assistir o mesmo filme que vc tem em outros ângulos, com outras roupas e com novos elementos (explosões, novas armas ou até mesmo personagens diferentes).



DIFICULDADE E TAMANHO DO JOGO


Mtas pessoas estão dizendo que esse RE é menor do que os demais, que tem que juntar todas as campanhas pra dar o tamanho de RE4 por exemplo...

Mas isso é uma falsa percepção!
Por exemplo, tem uma parte de RE4 (uma das mais difíceis tbm) onde vc chega numa sala de um castelo e tem alguns inimigos lançando flechas e outros com um escudo com espinhos. 





Vc demora nessa fase no mínimo uns 10 a 15 min pra passar (se vc jogar mto bem e tendo boas armas). Isso acontece pq a mecânica do jogo é lenta, vc não corre, tem que parar, mirar e atirar, não dá pra desviar dos ataques dos inimigos... 

Se vc tivesse as mesmas habilidades que vc tem em RE6, vc passaria essa parte facilmente em 3 min, mesmo sem munição (só na porrada mesmo) já que vc corre, esquiva, dá counter, voadoras... Essa fase passaria totalmente despercebida mas em RE4 vc tem a impressão que ela é gigante. Entenderam um pouco a diferença?
O primeiro vilarejo de RE4 tbm é considerado imenso e difícil (lá onde aparece o “Chainsaw” pela primeira vez), mas como eu disse, se vc tivesse as habilidades de RE6 vc passaria beeemmm mais rápido.

http://www.finalfaqs.com.br/wp-content/uploads/2010/02/resident-evil-4.jpg

Ah Yano, então RE6 é mais fácil???
R: Sim e não!

Se vc tem mais habilidades, os inimigos tbm tem! Alguns zumbis parecem descontrolados e andam rapidamente em várias direções, correm pra cima de vc sem parar, se te agarrarem, ou vc faz alguma coisa ou eles não te soltam até te matar... Em resumo, se vc joga bem, vc tem todos os recursos pra dar uma surra nos inimigos, mas se vc for iniciante, vai passar sufoco pq os inimigos são beeemm mais habilidosos que vc inicialmente.
Eu por exemplo não curto descer o tiro nos inimigos e sair correndo, prefiro olha a fase, explorar, olhar os cenários, ou seja, curtir o jogo e não matar e seguir...



VC SE SUJA E MOLHA??

Sim, finalmente um game que não seja Tomb Raider onde os personagens se sujam e molham!

Se vc estiver num lugar chuvendo, vc fica "molhado" e se vc cair dentro d'água, vc fica literalmente encharcado!! Fora que o personagem vai se sujando e criando algumas feridas no decorrer dos capítulos.

http://thecontrolleronline.com/wp/wp-content/uploads/2012/09/Resident-Evil-6-TGS-2012.jpg

Apesar de ser um efeito legal, ele é meio falho...

Vários lugares tem água e vc se joga, rola nela, espirra água pra tudo quanto é canto mas não te molha
Outro defeito é que vc fica literalmente encharcado mas o cabelo permanece seco (meio sem lógica isso) e vc se seca mto rápido tbm.

Um ponto forte é que se vc entrar só metade do corpo na água, só metade ficará molhada (nem em Tomb Raider é assim rsrsrs).

http://home.gelsennet.de/~ma-wilmes/image/wet_effect.jpg

Esse lance de molhar tem MTO potencial, só que a maioria das empresas nem ligam pra isso (infelizmente).

Por exemplo, eu tenho o Tomb Raider Anniversary de PC (dá pra usar alguns MODS nele).
Tem um MOD chamado WET EFFECT (efeito molhado) que qndo a Lara cai na água, sua roupa fica meio transparente, mostrando um relance do sutiã dela (e vai secando aos poucos, mto maneiro!)




Outro efeito legal é na fase da neve com Jake e Sherry: Vc corre e vai agarrando neve na sua roupa, mas agarra bastante num efeito mto legal!


YANO, ME DÁ UMAS DICAS PRA NÃO PASSAR SUFOCO QNDO FOR JOGAR PELA PRIMEIRA VEZ!!

Vamos lá, se atente aos quesitos que eu vou dizer:

->> Treine os movimentos:


Vc não vai conseguir vencer determinados chefes se não souber rolar, esquivar, correr...
Botão A vc corre, se vc apertar LT (mira) ele desliza no chão (se não deslizar mto e vc soltar o LT, vc continua correndo)


Correr e apertar RT vc da uma voadora.
Mirando (LT)  - Aperte A e ele abaixa, colocar pro lado e A ele rola, pra trás e A ele salta mirando (dá pra atirar no ar) e qndo vc tiver no chão e mirando, vc coloca pra trás pra ele recuar ou pros lados pra rolar e continuar mirando.



->> Se preocupe em comprar primeiramente a habilidade “Médico de Campo” e evoluí-la!
Quando seu life acaba, seu personagem cai no chão agonizando, mas ainda assim é possível atirar. Se seu parceiro te ajudar, ele simplesmente injeta algo em vc pra vc sair desse estado, mas ainda fica norteado.
Com o médico de campo, ele te dá uma erva e vc já levanta bem. Se evoluir essa habilidade, ele pode te dar até 4 ervas de uma só vez (isso ajuda MMMMTTTTOOOO).




Depois disso evolua a “corpo a corpo” pra seus ataques físicos ficarem mais fortes e sua barra de estamina gastar menos.
Só depois vc se preocupa em dar uns ups em suas armas e outras frescuras sem mta utilidade.

->> Vasculhe todos os cantos! 
Não se preocupe em acabar o jogo logo nem nada do tipo. Sempre dê uma vasculhada em todos os cantos, pois vc pode achar barris/vasos/maletas contendo armas, munições, pontos de habilidade que serão mto úteis pra vc.

->> Fique atento as informações que o jogo te dá!  
Como o jogo está em português, é mais fácil vc saber o que deve fazer. Algumas vezes vc deve apenas “sobreviver” a determinadas situações (e não matar todo mundo), outras vc deve proteger alguém... Fique sempre atento no que mostra na tela. Apertando LB vc aciona o GPS mais útil e claro de todos os jogos já lançados até hj e ele tbm te dá informações sobre o que vc deve fazer em algumas situações.

http://www.residentevilsac.com.br/wp-content/uploads/2012/06/24-600x300.jpg

->> Alguns lugares os inimigos se renovam! 
Era normal em todos os outros RE vc matar todo mundo e depois ficar tranquilo vasculhando a fase, mas aqui não é bem assim: Em vários lugares os inimigos se renovam ou mesmo não são “derrotáveis” (é o caso do Rasklapanje que vc quebra ele em duas ou três partes e ele fica caído no chão por um tempo, mas depois ele se reconstrói e vem pra cima de vc novamente).

http://www.umbrelasgames.com/images/Rasklapanje.jpg

Nesses casos, vc deve dar uma vasculhada no lugar e depois ir embora mesmo com alguns inimigos vivos (já que vc não vai conseguir matar todos, é a melhor coisa a se fazer)


->> Check Point NÃO É Save Point!!!!! 
Fique atento, praticamente em toda tela nova dá um check point, mas o jogo não foi salvo, sendo que se vc desligar o console, vc perderá todos os dados antes do último Save Point!

http://www.relyonhorror.com/wp-content/uploads/2012/01/saving2.jpg

Em resumo, o jogo que tem Save automático e só salva realmente qndo vc vê uma máquina de escrever no canto superior esquerdo da tela e a informação “Salvando” (check point só serve pra vc voltar pra aquele ponto caso vc morra, mas o jogo não está salvo!)
->> Mire nos pontos fracos dos inimigos
Como já dizia a mestra do Seiya, a linda Marin “vc deve atacar o ponto fraco do inimigo ou a arma da qual ele mais depende!”

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Ensenanzas%20Marin1.jpg

Se vier um zumbi segurando uma arma (granada, metralhadora, machado, pedaço de pau...), então atire não mão/braço dele. Caso um inimigo tenha um colete (como o caso dos zumbis soldados), mire na cara dele ou nas pernas pra ele cair... 
Tem um inimigo, o chamado Shrieker que dá um berro que te paralisa e claramente sua garganta é mais sensível que o resto do corpo, então atire na garganta.

http://images1.wikia.nocookie.net/__cb20121007031831/residentevil/images/9/98/Shrieker.jpg



O Whopper é um gordão enorme, e como todo cara mto grande e pesado, seu ponto fraco é as pernas! Atire nas pernas dele e ele não conseguirá andar!


Já os J’avos são um saco de matar: Vc atira no braço e ele faz uma mutação e cria braços mais fortes, vc atira nas pernas e ele cria pernas mais fortes, vc da um golpe mto forte e ele vira uma espécie de mariposa... Sem contar que alguns pegam fogo e viram casulos, e depois de alguns instantes, saem monstros mais de 10 vezes mais fortes que os originais...



No caso, se vc atirar em algum deles e perceber que ele começou a mutar, troque pra sua arma mais forte (Magnum, Sniper ou lança granadas) e mire bem no meio da testa dele (poucos conseguem ainda se mutar depois de perder a cabeça).



FINALIZANDO

Resumindo, eu achei o jogo excelente!! Não me apego mto a coisas do tipo “tá descaracterizado” ou “isso nem parece um RE”, eu simplesmente jogo e vejo se gosto, e nesse caso eu gostei MTO!!

http://25.media.tumblr.com/tumblr_mab17sNqOA1rgamyfo1_1280.png

Claro que tem algumas coisas que poderiam estar bem melhores (como as Cutscenes e roupas alternativas durante as campanhas) mas não é nada que estrague a diversão (e talvez a Capcom lance um DLC ou nova versão do jogo corrigindo certas coisas).


NOTA: 9,3

2 comentários:

Gabriel disse...

Neh fiquei mto assustado com as criticas desse jogo por ai quase nao comprei, mas ai comprei sem medo e to jogando, e vlw ae, aprendi uns comandos que vao ajudar xD tava levando um coro quando lotava de zombis D:

Vlw boa analise

YANO HIJYRI disse...

Isso ae, treine bastante os comandos pq em alguns chefes vc vai ter que usar e abusar das esquivas e corridas. O jogo é mto bom, mas aparentemente o pessoal estava esperando algo diferente...

Postar um comentário

Megaman-projectile.gif