quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Euclideon - Tecnologia que promete fazer jogos 100000 (cem mil) vezes mais detalhados



Será essa a próxima grande “revolução gráfica”, ou a tecnologia de “detalhes ilimitados” criada pela empresa de tecnologia Euclideon seria só mais um candidato que pretende destronar o modo tradicional de modelagem e renderização em 3D (com polígonos)? Seja qual for o destino da Euclideon, espero um dia poder ver nos jogos gráficos tão belos como os que ela mostra a seguir.

A tecnologia de detalhes ilimitados da Euclideon, que usa “pequenos átomos” em vez de polígonos para gerar objetos 3D, foi apresentada em 2010, mas depois simplesmente sumiu do mapa. A ideia deles é trocar os milhares de triângulos achatados que usamos pra construir gráficos 3D em games por uma núvem de microscópicos pontos (como átomos na vida real), oferecendo modelos 3D mais realistas e criando uma enorme quantidade de detalhes, algo impossível com a tecnologia de polígonos atual.

A empresa de tecnologia baseada em Brisbane, Austrália, diz que pode “comprimir” cerca de 15 milhões de polígonos convertidos nesses “micro-pontinhos” a cada metro quadrado de espaço de jogo com seu método, o que resultaria em até 100.000 vezes mais detalhes do que temos com a tecnologia poligonal.

E eles falam também de uma nova tecnologia que pode converter modelos 3D poligonais e objetos digitalizados do mundo real em versões feitas com seus pequenos “átomos”. O presidente da Euclideon, Robert Bruce Dell, explica o funcionamento no vídeo abaixo (em inglês). E ele avisa: não somos produtores de games e nem os melhores artistas do mundo, somos uma empresa de tecnologia.

A Euclideon terá uma árdua batalha para convencer os desenvolvedores de jogos a abandonar o sistema atual de criação de artes para games...


0 comentários:

Postar um comentário

Megaman-projectile.gif