1. O livro Harry Potter e a Pedra Filosofal começou a ser escrito em 1990, mas só foi finalizado em 1997. Durante esse tempo, o texto foi reescrito diversas vezes. Enquanto refazia a história, a escritora J.K. Rowling também planejava os outros seis livros da série.
2. Harry Potter e a Pedra Filosofal foi recusado por dez editoras inglesas diferentes até ser aceito pela Bloomsbury. O principal motivo da recusa era o tamanho do livro, considerado grande demais para uma obra infantil.
3. Na Austrália, Tadjiquistão e no Congo, Potter fez tanto sucesso que virou selo dos correios.
4. Até Daniel Radcliffe ser escolhido, cerca de 16 mil crianças fizeram o teste para o papel de Harry Potter.
5. O primeiro membro do elenco selecionado para o filme foi a coruja Ook, que interpreta Edwiges, a mascote de Harry. Depois dela, foi escolhido o elenco principal, formado por Daniel Radcliffe (Harry Potter), Emma Watson (Hermione Granger) e Rupert Grint (Rony Weasley).
6. Durante as gravações do filme Harry Potter e a Câmara Secreta, Emma Watson quebrou o braço. O gesso pode ser visto na cena em que ela, Rony e Harry tomam a Poção Polissuco.
7. A atriz Shirley Henderson, que interpreta a Murta-Que-Geme, até parece uma garota, mas ela tem 37 anos de idade.
8. Segundo os livros da série, além de Hogwarts, existem mais duas escolas de bruxos na Europa: a Academia de Magia Beauxbaton, na França, e a Durmstrang, que fica no norte da Europa. Nos Estados Unidos, tem o Instituto de Salém. No Brasil, há uma escola também, cujo nome não é mencionado.
9. Para o Ministério da Magia, as maldições imperdoáveis são: Imperius, que deixa o enfeitiçado sob os controles do bruxo que lançou a magia. Crucius, que provoca dores terríveis, e a Adava Kedavra, que provoca morte imediata. O bruxo que fizer qualquer uma dessas magias é condenado a prisão perpétua de Azkaban.
10. O significado de Adava Kedavra deriva do aramaico e significa “eu destruo enquanto falo”. É o contrário da expressão Abracadabra, que significa “eu crio enquanto falo.” Por isso, são parecidas!
11. O feitiço mais utilizado pelos alunos de Hogwarts é o “Lumus”, que faz a varinha mágica virar uma lanterna.
12. A língua utilizada pelos magos para lançar feitiços é o latim. Um bom exemplo de como a língua é importante é o que está escrito no emblema de Hogwarts: “Draco dormiens nuquam titillandus”, que significa “Nunca cutuque um dragão adormecido”.
13. Em entrevista após o lançamento do livro Harry Potter e as Relíquias da Morte, a autora J. K. Rowling revelou que o diretor de Hogwarts Albus Dumbledore era gay e viveu uma paixonite por Grindewald (que mais tarde se tornou um bruxo do mal e foi derrotado por Dumbledore em um duelo).
0 comentários:
Postar um comentário